Chamadas

O que fazer para não ser afetado pela Reforma da Previdência?

A Reforma da Previdência está prestes a ser aprovada e você sabe o que vai mudar? Caso não saiba se será afetado(a) com a nova lei, confira a seguir.

Então, como não ser afetado pela Reforma?

A principal diferença da lei atual e da Reforma da Previdência é a idade mínima exigida para obtenção da aposentadoria por idade. O que é 60 anos para mulheres e 65 para homens, com 15 anos de contribuição necessários, passará a ser 62 anos para elas e 65 para eles. 

Além deste benefício, diversos outros sofrerão mudanças quanto aos requisitos para concessão, tornando-se mais rígidos e relação à impossibilidade financeira e ausência de condições físicas e morais para atividades profissionais.

São várias mudanças que são impossíveis de elencar neste momento, mas é importante destacar quem será afetado pela Reforma.

Pois bem. Existem muitas pessoas prestes a alcançar o requisito idade mínima para aposentadoria, mas com a aprovação da nova lei, entrarão nas regras de transição, o que aumentará o tempo necessário para obter o benefício. 

Ou seja, para obter o direito ao benefício que está próximo a ser requisitado, o beneficiário deverá contribuir com um “pedágio” para não ser prejudicado ainda mais.

Por outro lado, se você já cumpriu os requisitos da aposentadoria por idade e apenas não solicitou ainda ao INSS formalmente, o seu direito é adquirido e não sofrerá com as alterações da lei. Isso vale também para as outras modalidades de aposentadoria, como por tempo de contribuição.

Caso você tenha dúvidas sobre o preenchimento dos requisitos para concessão do benefício e se sofrerá com a Reforma, é preciso analisar sua documentação e seu período de contribuição ao longo dos anos, certamente um profissional habilitado conseguirá te orientar melhor. Busque seus direitos e se oriente. 



Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?

Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.



Conteúdo original Diniz Advocacia

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Adicional de periculosidade: quem tem direito?

Existem muitas dúvidas dos trabalhadores sobre alguns adicionais, um deles é o adicional de periculosidades.…

3 minutos ago

DeepSeek: Entenda a disputa tecnológica entre a China e os EUA

As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…

1 hora ago

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

9 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

13 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

16 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

22 horas ago