Chamadas

O que fazer quando a creche pública não tem vaga?

Ao tocar neste ponto, deve-se entender de que se trata de um assunto delicado, pois cabe ao prefeito de um município junto à equipe de secretários, decidir as prioridades de emprego do dinheiro público. 

Portanto, se for decidido que o saneamento público requer a atenção principal se sobrepondo às necessidades das creches, seja na construção de novos prédios ou na manutenção daquelas já existentes, não há muito o que se possa fazer. 

Entretanto, legalmente falando, as cidades devem se submeter à Constituição Federal, portanto o desrespeito à mesma causaria sérios problemas ao município. 

Neste sentido, a Constituição Federal reforça que um dos deveres dos municípios é promover os devidos cuidados à educação infantil, conforme previsto no Artigo 211, § 2º, levando a debates sobre o contingenciamento de prioridades em investimentos.

Students attend a class at Aplicacao Carioca Coelho Neto municipal school as some schools continue with the gradual reopening, amid the coronavirus disease (COVID-19) outbreak, in Rio de Janeiro, Brazil November 24, 2020. REUTERS/Pilar Olivares

Se determinado bairro de uma cidade não possui uma creche pública, e este fator torna-se um agravante para a qualidade de vida dos moradores, recomenda-se procurar pelo auxílio do Ministério Público (MP) para apresentar todas as queixas e aguardar a atuação do órgão junto à prefeitura, no intuito de resolver esse impasse.

No entanto, se a creche pública já existe na região, mas devido à demanda excessiva uma parte expressiva dos cidadãos não conseguem vagas para matricular os filhos, é a hora de entrar com uma ação judicial.

Esta alternativa provém dos entendimentos dados pela Corte Suprema (STF) e a Corte Superior (STJ), de que a creche deve matricular a criança, uma vez que é obrigação do município acolhê-las. 

Portanto, não é tarefa do cidadão suportar um ônus que também é responsabilidade do município, em outras palavras, a construção e manutenção de creches para dar o devido amparo às crianças, lembrando que devem acolher crianças com até cinco anos de idade.

Por Laura Alvarenga 

Laura_Alvarenga

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

2 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

3 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

4 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

6 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

7 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

7 horas ago