Que danadinha ela…. tenho praticamente 90% de certeza que ela deve estar se desdobrando em 1000 para dar conta de mil funções (envios, transmissões, carimbos, impressões, ordens do Oficial etc etc etc) e pode ter esquecido, porém, a regra é clara – e a ela, preposta, também se aplica, com toda certeza, dado que ela é AUXILIAR do Delegatário nas funções que este, mediante concurso, recebeu do Estado.
Sabemos que O CARTÓRIO NÃO PODE COBRAR O VALOR QUE QUER PELOS SEUS ATOS – ele tem que observar ESTRITAMENTE o que determina a Corregedoria Geral da Justiça em termos de COBRANÇA, não podendo cobrar nada a mais e nada a menos por cada serviço praticado.
NEM UM CENTAVO a mais pode ser recebido e nem dispensado pelo Cartório e, como corolário disso, é dever do NOTÁRIO e do REGISTRADOR (e, seus prepostos) dar RECIBO dos emolumentos percebidos, como assevera o inciso IX do art. 30 da Lei de Notários e Registradores (Lei 8.935/94).
Importante destacar nesse ponto que também é DEVER do Oficial do Cartório Extrajudicial manter em local visível e acessível ao público as tabelas com os emolumentos em vigor e observar estritamente os emolumentos fixados para a prática dos atos do seu ofício (incs. VII e VIII do art. 30).
POR FIM, merece destaque a louvável regra do §1º do art. 135 do CÓDIGO DE NORMAS EXTRAJUDICIAIS do Estado do Rio de Janeiro que determina seja o RECIBO expedido independente de solicitação do usuário, contendo discriminação detalhada dos atos praticados, além de outros dados:
“§ 1º. O recibo, que deverá ser fornecido independente de solicitação, conterá, obrigatoriamente, salvo nos casos de autenticação, abertura, certidão e reconhecimento de firma por autenticidade e semelhança, as seguintes informações”
I – nome do requerente;
II – data do pedido e da entrega;
III – discriminação detalhada dos atos praticados;
IV – os valores cobrados, de acordo com as respectivas tabelas de emolumentos;
V – identificação clara do Serviço Extrajudicial com o C.N.P.J., e
VI – nome do funcionário emissor do recibo”.
Será que o Cartório que te atende está cumprindo a norma? Fiscalizemos para o bem de todos.
Fonte: Julio Martins
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…