Designed by wavebreakmedia / shutterstock
A aposentadoria é para os trabalhadores brasileiros que cumprem seus requisitos e garantem no futuro uma renda sem precisar exercer suas atividades laborais.
O responsável pela aposentadoria e demais benefícios é o Instituto Nacional do Seguro Social.
Como mencionamos acima, para requerer a aposentadoria é necessário cumprir vários requisitos, pois, caso contrário o seu benefício poderá ser negado.
Na matéria de hoje vamos listar alguns pontos importantes para auxiliar você nosso leitor e evitar dores de cabeça no futuro.
É normal que o INSS também cometa erros na hora de contabilizar seus períodos e uma vez que você não tenha tempo suficiente de contribuição o pedido da sua aposentadoria será negado.
No site do INSS é possível você simular sua aposentadoria e saber quanto tempo falta para aposentar.
A falta de recolhimento de atividade especial é um dos principais motivos para os benefícios serem negados, pois, esta categoria te permite aposentar mais cedo do que o tempo solicitado na aposentadoria comum.
E lembrando que esta aposentadoria é muito cara aos cofres da Previdência e por esta questão a maioria dos benefícios costumam ser negados com facilidade.
Portanto aconselhamos que tenha em mãos o LTCAT e o PPP atualizados, duas documentações muito importante para a comprovação de tal atividade.
A partir dos 12 anos de idade contará como aposentadoria, o trabalho que foi exercido como regime de economia familiar, sendo agricultura, pecuária, pesca, entre outros.
Neste caso também é importante juntar toda a documentação necessária.
O CNIS significa: Cadastro Nacional de Informações Sociais, ele lista os períodos e valores de contribuições feitas durante suas atividades laborais.
Porém mesmo assim é normal faltar alguns períodos nos documentos e caso isso aconteça você poderá agendar no INSS um pedido de revisão do CNIS.
Se a sua empresa não cumpriu com as suas obrigações (Contribuições), automaticamente o seu tempo de contribuição não será registrado e logo a sua aposentadoria será negada.
Com isso você poderá comprovar através de carteira de trabalho ou contracheques.
Caso o empresário ou autônomo deixe de fazer as suas contribuições ao INSS, automaticamente isso poderá afetar a sua aposentadoria, portanto quite todos os seus débitos pendentes para que seu tempo seja reconhecido.
Esteja atento as nossas dicas para que você garanta todos os requisitos estabelecidos pelo INSS e não corra o risco de ter seu benefício negado, aconselhamos também a fazer um planejamento com algum profissional qualificado, pois, com isso você terá uma visão mais ampla do eu tempo de contribuição e até mesmo os valores que tem direito a receber.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por: Laís Oliveira.
Foi publicada na última sexta-feira, dia 7, no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa…
A recente aprovação do projeto que adapta o Estado da Micro e Pequena Empresa à…
Uma escalada nos preços do etanol tem marcado o início de 2024, impactando diretamente o…
Existem muitas dúvidas dos trabalhadores sobre alguns adicionais, um deles é o adicional de periculosidades.…
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…