O que fazer se meu companheiro(a) esconde bens de mim?

O término de um relacionamento muitas das vezes se dá de forma complicada, e esse cenário pode agravar ainda mais quando o casal possui bens em comum. Uma situação frequente é a ocultação de patrimônio por parte de algum dos integrantes da relação a fim de se beneficiar e, consequentemente, prejudicar o outro, o que leva à pergunta: o que devo fazer se meu companheiro(a) esconde bens de mim?

Caso você esteja em uma relação que seu (sua) parceiro(a) esteja escondendo bens e patrimônio, te prejudicando em uma futura partilha, você deve contatar um(a) advogado(a) para que este realize o pedido judicial de “arrolamento de bens”.

Em que consiste o arrolamento de bens? É um instrumento judicial que possibilita a busca e o bloqueio bens, objetivando a preservação do patrimônio para uma finalidade futura.

Com isso, se você vai passar por um divórcio, ou por uma dissolução de união estável, mas não sabe ao certo os bens existentes para entrar na partilha, procure um advogado para analisar a possibilidade de solicitar o arrolamento de bens.

Também é importante dizer que o arrolamento de bens é uma medida que não é restrita à partilha de bens do divórcio ou da dissolução da união estável. Esse mecanismo pode ser utilizado em inventários, no procedimento de falência empresarial e outros, ou seja, pode ser utilizado toda vez que for necessária a busca e a conservação dos bens.

Dessa forma, caso seja necessária a utilização do arrolamento de bens para localizar patrimônio, busque auxílio de um (a) advogado (a).

Lucas Dias, acadêmico e estagiário de Direito via http://www.britoesimonelli.com.br

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

PGFN estende prazos para regularizar pendências com dívida ativa da União

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) anunciou, nesta segunda-feira (4), o lançamento dos Editais PGDAU…

11 minutos ago

Empresas têm até dia 28 para preencher o Relatório de Transparência Salarial

Entre 3 e 28 de fevereiro, empresas com 100 ou mais empregados devem informar seus…

38 minutos ago

Reforma Tributária: cerca de 6 milhões de empresas têm apenas este ano para se adaptar às novas regras

Com o primeiro projeto de regulamentação da Reforma Tributária sancionado, o sistema tributário nacional está…

49 minutos ago

Câmara aprova PL que adapta Estatuto da Microempresa à Reforma Tributária

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou, em novembro, projeto…

52 minutos ago

STF muda regra do salário-maternidade e surpreende trabalhadores

O salário-maternidade é um dos mais importantes benefícios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro…

1 hora ago

Vale-alimentação pode acabar? Veja as mudanças propostas

O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), que engloba os benefícios de vale-alimentação e vale-refeição,…

1 hora ago