Carreira

O que o caso Will Smith e Chris Rock pode te ensinar

O assunto do momento em todas as mídias neste mês foi o tapa que Will Smith deu em Chris Rock na cerimônia do Oscar. A situação já foi vista e recontada inúmeras vezes, muita gente defendendo um ou outro, mas uma coisa não dá para negar: o caso traz uma oportunidade gigante de conversar sobre inteligência emocional. Para ambos, faltou essa soft skill básica para os relacionamentos profissionais.

Chris Rock não teve empatia com a doença de Jada Smith e, Will Smith não teve autocontrole das emoções. Os atores erraram feio em princípios básicos da Inteligência Emocional.

Segundo Daniel Goleman, psicólogo, escritor e PhD da Universidade de Harvard, autor do livro “Inteligência Emocional”, existem 5 pilares fundamentais para se ter inteligência emocional, que são

Autocontrole: aprender a lidar com as emoções e controlá-las te colocará na direção certa conforme cada situação e fará toda a diferença entre o equilíbrio e a disfunção. Quando estiver sob pressão, o ideal é tentar manter a calma. Cada situação possui diversas saídas, basta procurá-las.

Autoconhecimento: o primeiro passo é se conhecer, analisar suas emoções e as ações que você faz em resposta aos estímulos. Essa é a chave da inteligência emocional! A dica para você conhecer melhor as suas próprias emoções é colocar seus sentimentos e suas ações em um papel e, depois, refletir profundamente sobre isso.

Automotivação: lembre-se que pensar antes de tomar as decisões lhe trará diversos benefícios. Assim, você deve aprender a responder aos seus estímulos, um processo consciente que envolve analisar como você se sente, para depois decidir como você quer se comportar para atingir suas metas. 

Empatia: envolve ter consciência social e entender o contexto em que o outro está e validar e respeitar o que a outra pessoa está dizendo, sem julgamentos. Aprender a se colocar no lugar do outro, de reconhecer as emoções dos outros e entender seus comportamentos, nos torna mais sensíveis e empáticos. 

Relacionamento interpessoal: implica se relacionar com as pessoas para buscar não só nosso próprio benefício, mas também o dos demais. É a capacidade de fazer a gestão de relacionamentos e cultivar vínculos com as pessoas. Isso criará um ambiente positivo à sua volta, melhorando não só a sua qualidade de vida, mas também contagiando aqueles ao seu redor.

Para desenvolver os cinco pilares, a primeira coisa a saber éque a Inteligência Emocional não é um talento que nasce com algumas pessoas e com outras, não.  “Ela é uma habilidade que pode e dever ser desenvolvida. Para isso, é preciso dar um passo de cada vez, trabalhando cada pilar a IE com paciência, para ir aos poucos evoluindo”, explica a especialista em soft skills Alice Salvo Sosnowski. Para ela, com esse conhecimento, é possível praticar novos comportamentos emocionais e alcançar novos patamares mais inteligentes e assertivos no relacionamento com as pessoas, seja no campo pessoal ou profissional.

Mais sobre Alice Salvo Sosnowski

Jornalista, escritora, professora, especialista em empreendedorismo e soft skills, criadora da metodologia O pulo do gato empreendedor©, foi eleita em 2019 uma das Top Voices no Linkedin. Também é mestranda em empreendedorismo pela FEA/USP e desenvolve conteúdo, palestras e workshops sobre negócios da nova economia e comportamento empreendedor. Além disso, é autora do livro Empreendedorismo para Leigos e de uma série de e-books que ajudam o empreendedor a planejar e executar seu negócio por meio da inovação e colaboração. Veja mais em: www.opulodogatoempreendedor.com.br

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

6 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

7 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

8 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

10 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

11 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

11 horas ago