Há algum tempo, quando surgisse uma pergunta dessas, a primeira — ou principal — resposta seria: preço. Quanto mais barato, melhor. Quanto mais facilidades fossem dadas no pagamento, melhor. Quanto mais desconto apresentasse no contrato, melhor. Esse era o mote.
Hoje, ainda bem, não é mais assim. Os clientes querem e exigem qualidade ao contratar um contabilista, pois precisam de um serviço de alto padrão e rigoroso trato com as informações que repassam. E somente um profissional qualificado pode fazer isso.
Depois que o preço deixou de ser o foco para se contratar um contabilista, ficou mais complexa a escolha. Antes, devido ao valor cobrado, o “contador que vinha estava bom”, afinal, como exigir a excelência em uma pechincha? O profissional, agora, necessita ficar atento para se encaixar a essa mudança no perfil do cliente. Veja o que mais os clientes levam em conta na hora de contratar um profissional contábil:
Conhecimento
A primeira exigência do cliente para contratar um contabilista diz respeito ao conhecimento que esse profissional tem sobre o trabalho — e é bom deixar claro que conhecimento não quer dizer experiência.
Obviamente que um contador com bagagem no currículo tem um diferencial, mas há muitos profissionais recém-formados ou com pouco tempo no mercado que dão um show. Sabem o que fazem, são eficientes e satisfazem os clientes mais exigentes.
Agilidade
Ser ágil é uma das características mais observadas pelas empresas na hora de contratar um escritório de contabilidade. Isso não apenas por respeitarem o prazo, coisa essencial nesse ramo — inclusive, há clientes que “adoram” contratar serviços de última hora —, mas por, se necessário, cobrar da empresa documentos importantes para o sucesso da atividade.
A agilidade é muito observada pelos clientes por ser um indicativo de bom investimento por parte do escritório, seja em pessoas, profissionais, seja em material e infraestrutura.
Tecnologia
Na contabilidade do século 21, tecnologia não é apenas importante, é fundamental. Os escritórios necessitam possuir softwares de primeira qualidade, ferramentas básicas tanto para promover o item anterior (agilidade) quanto para fomentar a confiabilidade e a segurança no tráfego dos dados dos clientes.
Boa comunicação
Por mais experiente sobre sua obrigação, nenhum cliente está imune às novidades que surgem, principalmente, em relação à Receita Federal do Brasil.
Questões como eSocial ou Bloco K começam e vão começar a movimentar as discussões contábeis no país e, por serem novidades, mexem com a cabeça das empresas. Nesse momento, uma boa explicação e uma comunicação clara e simples na hora de tirar as dúvidas do cliente é um diferencial para contratar um contabilista.
Conselho
Por mais que tenha todos os requisitos apresentados, ele só poderá ser chamado de profissional da contabilidade se tiver um registro — e, importante apontar, ativo — no Conselho Regional de Contabilidade. De nada valerá ter conhecimento, agilidade, tecnologia e boa comunicação se não for filiado ao CRC.
E isso não serve apenas para ter uma carteira da profissão, mas, além desse documento, ter direitos e deveres, o que inclui fiscalização sobre a correta atuação do contador.
As exigências das empresas, por mais difícil de serem cumpridas, são necessárias para contratar um contabilista no atual mercado. Elas fazem com que se separe o joio do trigo, os bons dos maus profissionais, e se crie a cultura da qualidade na prestação desses serviços.
Fonte: Blog Sage
A Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária (Dirbi) acaba de passar…
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…