Empresas do grupo:

Início » O que preciso para comprar um apartamento financiado?

O que preciso para comprar um apartamento financiado?

por Leonardo Grandchamp
4 minutos ler
Imagem por @shisu_ka / freepik

O sonho da casa própria faz parte da lista de desejo dos brasileiros. São vários lançamentos imobiliários em modelos que atendem as mais variadas famílias. Porém, você pode optar por comprar um apartamento financiado novo ou usado, cada modalidade tem um processo diferente.

Na prática, como comprar um apartamento financiado? A pessoa interessada em adquirir o imóvel precisa comprovar a um banco que tem condição financeira de arcar com o pagamento da mensalidade acordada.

O banco será o credor da operação e vai estipular os critérios para concessão do crédito imobiliário desejado para o comprador. Ao vendedor, resta apenas esperar a aprovação do financiamento pela instituição financeira.

Porém, se você quer comprar uma casa ou apartamento usado, é importante saber que este tipo de investimento tem a aprovação mais complexa nos bancos, já que eles exigem uma entrada maior e também são mais criteriosos na avaliação de crédito.

Como comprar um apartamento novo financiado?

Essa etapa é a mais simples e o comprador conta com o apoio da construtora, que já tem um banco parceiro, para conseguir a aprovação mais rápida do financiamento.
Algumas empreendimentos contam, inclusive, com linhas de crédito para grandes investidores, com financiamento próprio do imóvel. Porém, como este não é o caso da maioria dos brasileiros, os processos tradicionais passam sempre por um banco para obter a aprovação.

Neste caso, as exigências passam por:

  • Não ter restrições no CPF;
  • Ser brasileiro nato, naturalizado ou, se estrangeiro, ter visto permanente válido;
  • Ser maior de 16 anos;
  • Apresentar comprovação de renda compatível;
  • A soma da idade atual + prazo de financiamento não pode passar de 80 anos;
  • Não ter financiamento ativo, caso queira usar recursos do FGTS.

O financiamento de imóvel novo em bancos públicos, como são os casos do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, possibilita melhores taxas de juros. Porém, os processos de aprovação de crédito são mais rigorosos. Se você cumpre todos os requisitos, tente conseguir lá a sua carta de crédito.

Como comprar um apartamento usado financiado?

Além das documentações acima que são do comprador, o financiamento de um imóvel usado exigirá uma série de comprovações sobre a situação atual do bem (apartamento ou casa).

O banco pode exigir a entrega de uma certidão negativa de débitos em cartório, documento que comprove que os impostos estão em dia e outros laudos sobre a situação estrutural do imóvel.

Além desta parte burocrática, muitos bancos vão exigir do comprador uma entrada que pode chegar a até 50% do valor do imóvel, ou seja, dificultando mais ainda a aprovação de tal financiamento.

Como trocar um financiamento de imóvel?

A outra possibilidade é de adquirir um imóvel usado, que ainda tenha um financiamento ativo e buscar a transferência desta dívida, este processo é mais fácil.

Funciona da seguinte forma:

O comprador entra em acordo com o atual proprietário sobre o valor já pago durante o período do financiamento ativo + entrada (se houve) e combina com ele uma forma de quitação. Isso pode ser via troca de outro bem, por exemplo.

Depois de entrar em acordo, ele consulta o saldo pendente daquele financiamento e vai até a instituição bancária credora para que ela avalie a sua condição de pagamento e se é possível preservar as mesmas taxas e prazos já acordados.

Dependendo das condições financeiras apresentadas, pode ser que o banco não aprove a migração da dívida ou, ainda, que as regras não sejam aquelas que você desejava.

Para estas duas situações, hoje já existe a possibilidade de portabilidade da dívida. Com isso, é possível buscar a aprovação do financiamento em outra instituição em que esta vai liberar o crédito para que você poderá quitar o saldo pendente no banco anterior e então terá o imóvel atrelado ao novo credor.

Essas são as possibilidades atuais de comprar um apartamento financiado. O ideal é que o interessado consiga fazer uma poupança para ter uma entrada maior e evite o pagamento de juros ao efetivar a sua aquisição.

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More