O que seria do mundo sem a existência da contabilidade?

Antes de responder a essa questão, vamos entender o que é Contabilidade. Ela esta conosco a milhares de anos, e as pessoas nem se dão conta da sua presença no dia a dia. Há relatos de que as primeiras manifestações contábeis datam de cerca de 2.000 a.C, com os sumérios. E servia para definir quanto alguém possuia de uma determinada mercadoria e qual o valor de troca dessa mercadoria em relação a outra. Ou seja, ela mensurava patrimônio.

Deu a louca na Ensino Contábil, cursos de 80 a 110 reais (Saiba Mais)

Com o passar dos anos houve estudiosos na área, e no seculo XIX se tornou uma ciência. Assim como o comércio foi se complexando a contabilidade foi tornando rumos específicos para cada área. Ex.: contabilidade pública, contabilidade fiscal, contabilidade doméstica, e outras inumeras formas de contabilidade.

A ciência Contabil foi avançando, mas a maioria esmagadora ainda pensa na contabilidade apenas como fiscalização tributária. Como se os contadores fossem servidores do Governo e ficassem de “olho” no seu patrimônio. Essa ideia errônea e antiquadade, faz com que provàveis grandes empresarios, não soubessem da utilidade da contabilidade para sua empresa, e não passam de meros administradores de pequeno porte.

Ela esta em toda parte, porque todos possuem Patrimonios, equivale a cada um pesar na balança da consciencia a importancia da Contabilidade, ou ser como a maioria, alheia ao que poderiam oferecer de melhor com decisões mais sensatas, com relatórios que somente a Contabilidade pode disponibilizar com melhor exatidão.

Como foi dito, ela esta conosco a anos, e há varios deles ela tem nos ajudado a assegurar e aumentar o Patrimônio, daquele da valor nos seus relatórios.

Agora voltando a pergunta de inicio, O que seria do mundo sem a existência da contabilidade?, imagine negócios importantíssimo sem suas demonstrações, vendas às escuras sem ter noção do quanto realmente tal mercadoria ou empresa valem, os tributos seriam calculados de forma desatenta, e para se ter bons negócios teriam que contar a maior parte com o fator sorte.

Que bom que existe a Contabilidade, contar com a sorte é atirar no escuro, a probabilidade para o erro é infinitas vezes maior do que para o acerto. Com as Demonstrações Contábeis a probabilidade inverte, e podemos fazer bons negócios e aumentar o nosso Patrimônio. Melhor ainda seria se todos vissem a Contabilidade da maneira correta e aproveitasse os recursos que ela disponibiliza.

 

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

DeepSeek: Entenda a disputa tecnológica entre a China e os EUA

As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…

36 minutos ago

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

8 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

13 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

15 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

21 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

21 horas ago