Muitas pessoas se assustam com o termo ajuizamento de dívidas, isso acontece, pois, às vezes não sabem o que isso quer dizer.
Pensando em você que possui pendências financeiras e quer entender e o ajuizamento de uma dívida, quer dizer, elaboramos esse artigo.
O que quer dizer ajuizamento de dívida?
Isso quer dizer que a sua dívida será cobrada por intermédio da justiça, a primeira coisa que pode ocorrer é que seu crédito fique comprometido, pois, poderá constar restrições no seu nome, nos serviços de análises de crédito, como SPC e Serasa, por exemplo.
Caso ocorra o julgamento da ação como procedente é provavelmente você precisará pagar a dívida mais suas correções, ou seja, com custas judiciais e honorários de sucumbência e em situações onde o pagamento não ocorre pode acontecer até a penhora de bens.
Como acontece o ajuizamento da dívida?
Como pudemos ver, o ajuizamento é uma força de realizar a cobrança da dívida, entretanto ele é uma das últimas opções para realizar a cobrança ao devedor.
Ocorre quando a cobradora tentou realizar um acordo com o devedor inúmeras vezes e não conseguiu, por esse motivo a cobrança pode passar a ser realizada diretamente na justiça.
Quando isso acontece, ou seja, quando cobrança chega na justiça, acontecem as chamadas ações judiciais, confira abaixo as ações mais comuns:
- Ação de Execução de Título Extrajudicial: ocorre quando as dívidas surgem por cheques, por exemplo. Nesse caso acontece uma intimação e existe um prazo para que o pagamento seja realizado, se isso não acontecer os bens podem ser bloqueados.
- Ação de Cobrança Procedimento Comum: essa situação acontece em casos onde existem poucos documentos sobre a dívida, provavelmente aqui o processo é mais lento.
- Ação Monitória: utilizada também para receber dívidas que aparecerem tanto de cheques, como notas promissórias e duplicatas, por exemplo.