Em dezembro, o Banco Central divulgou as regras do Pix automático, que entrará em vigor ao longo de 2024. A nova funcionalidade do sistema de pagamentos instantâneo será direcionada exclusivamente para pessoas jurídicas e está programada para ser lançada após testes em outubro deste ano.
Diferente do Pix agendado, que já existe em alguns bancos, o Pix automático passará a ser obrigatório em todas as instituições financeiras. Participantes não conformes serão sujeitos a multas por atrasos na oferta do serviço.
“O Pix automático será utilizado para pagamentos que tenham periodicidade definida. O valor será debitado diretamente da conta do usuário por meio de transferências instantâneas, simplificando os acordos para empresas”, explica Cristiano Maschio, especialista em pagamentos e diretor da fintech Qesh.
A expectativa é que ele seja usado por empresas que demandem pagamentos recorrentes, como instituições de ensino, administradores de condomínios, clubes de assinatura, serviços de streaming, planos de saúde, seguros, distribuidoras de energia e água, entre outros.
Leia também: PIX Automático E Gratuito Estará Disponível Para 2024? Confira!
Segundo o especialista, o Pix automático será similar ao débito automático. A diferença é que o débito automático depende de convênios com outras instituições para funcionar:
“Empresas de todos os portes poderão habilitar o pagamento via Pix automático sem a necessidade de que haja um convênio delas com os bancos dos consumidores que pagam as contas”, diz Maschio.
O Débito Direto Autorizado (DDA) é uma função que permite à pessoa agendar o pagamento do boleto para o dia do vencimento, garantindo o pagamento em dia.
Já no débito automático o pagamento é feito diretamente na conta-corrente. No entanto, ele pode ser cadastrado apenas para serviços que possuem consórcio com os bancos, como contas de água e luz.
Leia também: Pix Automático Deve Substituir Débito Em Conta
A experiência dos usuários determinará se o Pix automático ganhará espaço ou não no mercado.
Cristiano Maschio afirma que rapidez e redução de erros podem fazer com que a nova funcionalidade se destaque: “Espera-se que o Pix automático ofereça mais flexibilidade em termos de gerenciamento de frequência e ajustes de pagamentos recorrentes. Isso será um diferencial”.
Mesmo que o Pix automático ganhe popularidade, não significa necessariamente que DDA e débito automático serão completamente extintos: “É provável a conveniência entre sistemas, dependendo das necessidades específicas de consumidores e empresas, assim como a TV não anulou o uso da rádio em carros, já que somente esse recurso está disponível”, diz Maschio.
A Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária (Dirbi) acaba de passar…
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…