Imagem por @Who is Danny / shutterstock
O recente relatório alegando fraude contábil pela General Electric marca o mais recente de uma longa história de controvérsias contábeis dentro do gigante industrial.
A empresa caiu até 14% na quinta-feira após o especialista em contabilidade e denunciante de Madoff, Harry Markopolos, publicar um relatório alegando fraude. A equipe liderada por Markopolos alega já ter encontrado US $ 38 bilhões em fraudes e classificou a soma como “apenas a ponta do iceberg”.
O CEO da GE, Lawrence Culp, respondeu por sua vez , chamando o relatório de “manipulação de mercado” e alegando que Markopolos liberou o documento para ganho pessoal. O especialista em contabilidade pode ganhar milhões se as suas alegações forem verdadeiras, tanto de um parceiro de fundos hedge não divulgado que está apostando contra a GE quanto com recompensas em dinheiro de um programa de denúncias do governo.
Aqui está uma breve história dos problemas da GE, desde o recente relatório Markopolos até lucros fantasmas de um banco que custaram ao conglomerado US $ 350 milhões.
O relatório de quinta-feira alegou que a GE está cometendo uma fraude “maior que a Enron e a WorldCom combinadas”, com o denunciante alertando que a empresa está “à beira da insolvência”.
O relatório afirma que a GE está apenas fornecendo receita e lucros líquidos para suas empresas como parte de uma fraude de décadas, omitindo intencionalmente vários custos para ocultar informações prejudiciais.
Markopolos também afirma que a GE muda seus formatos de relatórios financeiros a cada poucos anos para evitar que os analistas comparem os números por longos períodos de tempo. Ele e sua equipe concentraram-se no negócio de seguros de cuidados a longo prazo da GE e seus concorrentes, e descobriram que a GE estava escondendo grandes perdas ao fazer declarações falsas de regulamentação.
Se as alegações de Markopolos são verdadeiras ainda não se sabe, mas seu sucesso anterior em descobrir o esquema de Ponzi de Bernie Madoff provavelmente desempenhou um papel no envio de investidores para longe da GE.
Embora as ações do conglomerado tenham se recuperado parcialmente na sexta-feira, a divulgação do relatório pode significar uma investigação de longo prazo sobre os métodos de relatórios financeiros da GE.
A Securities and Exchange Commission anunciou uma investigação sobre as práticas contábeis da GE em janeiro de 2018, com foco em um grande aumento de reserva de seguro anunciado em um relatório trimestral de lucros.
A empresa revelou uma revisão de sua carteira de seguros da GE Capital alguns dias antes, cobrando US $ 6,2 bilhões no quarto trimestre de 2017 e anunciando que gastaria US $ 15 bilhões para aumentar as reservas ao longo de um período de sete anos.
A investigação da SEC levou o CFO Jamie Miller a reafirmar os resultados financeiros da GE em 2016 e 2017.
O comitê de regulamentação ampliou a investigação em outubro de 2018 para incluir uma despesa de US $ 22 bilhões que a GE recebeu no terceiro trimestre relacionada a aquisições de seu negócio de energia.
“No final das contas, a GE evoca uma contabilidade agressiva. O fato de a SEC estar lá e sabermos que eles expandiram o escopo do que estão analisando significa que ela poderia levar a uma expansão ainda maior”, disse Gordon Haskett. O analista John Inch disse à CNBC na época. “A SEC pode finalmente olhar para qualquer coisa que eles querem.”
A SEC acusou a GE de fraude contábil em 2009 . A empresa pagou um acordo de US $ 50 milhões e não admitiu nem negou as acusações.
O processo resultou de mais de quatro anos de investigações sobre os métodos contábeis da empresa. Alegou práticas de relatórios financeiros não conformes aprovadas pela GE quatro vezes entre 2002 e 2003.
“A GE desviou as regras contábeis além do limite”, disse Robert Khuzami, diretor da divisão de fiscalização da SEC, em comunicado. “Contabilidade excessivamente agressiva pode distorcer a verdadeira condição financeira de uma empresa e enganar os investidores”.
A GE ajustou anteriormente suas práticas contábeis no início de 2008, com o Wall Street Journal relatando que as mudanças foram um esforço para encerrar a investigação da SEC. Na ocasião, a investigação já levou a empresa a reafirmar os resultados financeiros duas vezes e divulgar três ocorrências de erros contábeis ocorridas desde 2005.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…