O Caixa Tem ganhou um espaço entre os brasileiros, principalmente para os que utilizaram dos serviços para receber benefícios emergenciais (auxílio emergencial, FGTS e o BEm). Com o sucesso do Caixa Tem também vieram as fraudes.
Caso tenha notado uma movimentação estranha na sua poupança digital, você poderá ter sido vitima de fraude, ou uma transferência automática que a Caixa realizou para outra conta.
![](https://www.jornalcontabil.com.br/wp-content/uploads/2020/05/CAIXA-TEM.jpg)
Transferência automática
Ao se inscrever para receber o Auxílio Emergencial e, no ato da inscrição, informou uma conta de sua titularidade já existente, o auxílio emergencial será transferido para conta que você indicou.
O governo também abriu uma conta poupança digital para quem não era bancarizado. Ms, houve uma mudança na regra, e todos (exceto os que recebem Bolsa Família) começaram a receber as parcelas pelo aplicativo Caixa Tem.
Uma outra novidade foi que o governo passou a pagar em duas etapas. Primeiro você recebe o seu dinheiro através de depósito na Poupança Social Digital, quando só é permitido realizar pagamentos de boletos, contas e compras pela Internet ou em lojas fisícas usando cartão de débito virtual ou QR Code. Já na segunda etapa, o saldo será liberado para saques e transferências.
É justamente nesta segunda etapa que pode acontecer uma confusão. Isso porque, quando chegou a data de liberação do saque, a Caixa transferiu o saldo automaticamente para aquela conta pessoal que o beneficiário havia informado no cadastro.
Sendo assim, é melhor verificar se o dinheiro que saiu da poupança digital do Caixa Tem não foi parar em outra conta sua. Se não for o caso, você provavelmente foi vítima de fraude.
Fraude
Caso o seu dinheiro tenha sido desviado da sua poupança digital ou sacado sem uma autorização sua, o melhor a fazer é procurar a gerencia da Caixa Econômica Federal.
Segundo a Caixa, existe um protocolo de atendimento e um formulário que deverá ser preenchido para coletar informações que ajudem a descobrir o que aconteceu com o dinheiro.
Não há necessidade de você ir à polícia. Embora ela seja responsável em investigar fraudes envolvendo benefícios do Governo Federal.
A PF (Polícia Federal) recomenda que a vitima procure apenas uma agência da Caixa, para evitar aglomerações e deslocamentos desnecessários.
Caso sejam necessários esclarecimentos adicionais, a polícia afirma que entrará em contato com o beneficiário por meio dos dados informados no processo de contestação feito pela Caixa.
Caso fique comprovado que houve saque ou movimentação fraudulenta, a vítima será ressarcida, de acordo com a Caixa.
Evitando fraudes
A Caixa Econômica Federal tem uma página com orientações para evitar que o dinheiro da poupança social caia nas mãos de golpistas. Entre as principais dicas estão:
- não clicar em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais para acesso a contas e valores a receber;
- desconfiar de informações sensacionalistas e de “oportunidades imperdíveis”;
- usar apenas aplicativos e sites oficiais da Caixa ou do governo federal;
- não usar no Caixa Tem a mesma senha de outros sistemas e sites.
Atenção
A Caixa alerta que nunca pede senha e assinatura eletrônica numa mesma página. A assinatura eletrônica é digitada somente por meio da imagem do teclado virtual.
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil