Muitas pessoas acreditam que, para começar a produzir conteúdo na internet, é necessário fazer um alto investimento em equipamentos, o que não é verdade.
Um exemplo claro disso são os influenciadores que cresceram muito, e iniciaram de forma simples e hoje são grandes ídolos de crianças e adolescentes, por conta do conjunto de uma boa técnica de filmagem e conteúdos que fazem o público se identificar.
Atualmente, quem também ganha esses espaços são principalmente as crianças, que se apresentam de forma lúdica nas plataformas digitais e conquistam grande audiência.
Nesse processo também está a youtuber mirim Lívia De Marchi Lopes, que começou a pouco tempo e vem ganhando seguidores.
“No início, usávamos apenas um celular que pudesse fazer imagens em HD, um microfone sem fio e a iluminação necessária para a produção dos vídeos.
Agora, com o crescimento do canal, podemos fazer um investimento em mais ferramentas e acessórios que produzem imagens melhores e garantem uma qualidade maior no material”, conta a mãe de Lívia, a educadora Adriana De Marchi.
As plataformas online exigem muito mais do que apenas qualidade técnica, na realidade o mais importante é o conteúdo apresentado nas redes.
O especialista em comunicação Fernando Morini, professor da ESAMC, conta que existem algumas etapas que podem elevar o nível de gravações. A primeira delas é colocar as ideias no papel.
![carnaval](https://www.jornalcontabil.com.br/wp-content/uploads/2019/05/mulher-jovem-segurando-caneta-mao-pensando-enquanto-escrita-ligado-caderno_23-2148029424.jpg)
“Para fazer os vídeos de forma mais dinâmica, uma boa ideia é pensar na proposta do conteúdo previamente e então roteirizar.
Isso não torna o processo robótico, pelo contrário, o planejamento ajuda a lembrar informações importantes do vídeo e também a dar uma percepção de como ele será conduzido”, recomenda.
Em contrapartida, uma boa maneira de fazer vídeos mais atrativos são os cenários. Fernando recomenda que eles sejam ligados a proposta da produção que será feita nos vídeos continuamente e, é claro, uma iluminação de qualidade, pois valoriza as imagens.
No caso de Lívia, quase todas as gravações são realizadas no quarto dela e para compor o tema do canal, o ambiente recebeu uma adesivagem personalizada em paredes estratégicas.
Os equipamentos podem auxiliar, mas um bom ponto de partida para a produção de conteúdo no YouTube são smartphones com uma câmera de qualidade e ferramentas de edição básicas.
Atualmente, o pai Alessandro Lopes, é quem edita os vídeos de Lívia com aplicativos gratuitos.
“Desde o início procuramos por opções mais simples e que pudessem ser feitas pelo celular mesmo.
Agora, com o canal crescendo, nós conseguimos migrar algumas edições para softwares do computador, que oferecem possibilidades interessantes e diferentes”, conclui.
A combinação desses fatores (qualidade de imagem e de conteúdo) pode facilmente alavancar um canal e uma carreira nas mídias sociais, mas é fundamental ter dedicação para seguir nesse meio.
Por Lívia de Marchi Lopes, youtuber