Categories: ChamadasCLT

O Trabalhador Precisa Pagar a Contribuição Sindical?

Ainda é comum encontrar trabalhadores com dúvidas sobre a obrigatoriedade, ou não, do pagamento da contribuição sindical. Até 2017, todo trabalhador tinha que contribuir com o sindicato que o representa através de desconto em folha. O valor cobrado era relativo a um dia de trabalho, e descontado sempre na folha do mês de abril. Mas isso tudo mudou com a Reforma Trabalhistaaprovada em julho de 2017.

Fim da obrigatoriedade

O artigo 8 da Lei nº 13.467/2017, que institui a Reforma Trabalhista, estabelece que os trabalhadores não são obrigados a fazer a contribuição sindical. Atualmente, a contribuição só é paga caso o trabalhador autorize a empresa por escrito a descontar o valor em folha. A não cobrança é automática, ou seja, o trabalhador não precisa procurar a empresa ou o sindicato para se opor ao pagamento da contribuição sindical.

Desconto sem autorização

Caso a empresa realize o desconto em folha referente à contribuição sindical sem a autorização do trabalhador, é preciso que seja feita a devolução do valor. O ressarcimento pode ser feito imediatamente ou na próxima folha de pagamento. Se a empresa se negar a fazer a devolução da quantia, o trabalhador pode fazer uma reclamação para o sindicato ou até mesmo denunciar a empresa ao Ministério do Trabalho.

Assembleias sindicais

Não deixe que outros decidam por você. É comum sindicatos convocarem assembleias com o objetivo de autorizar coletivamente a cobrança da contribuição sindical. Dessa forma, a vontade individual do trabalhador é substituída pela vontade coletiva. Porém, esse tipo de ação é ilegal! Mesmo que a cobrança da contribuição tenha sido aprovada em assembleia, o trabalhador continua não tendo a obrigação de realizar o pagamento.

O trabalhador pode ser penalizado por não contribuir?

Mesmo sabendo que é um direito o não pagamento da contribuição sindical, trabalhadores temem alguma retaliação caso não autorize o desconto da taxa. Na verdade, nenhum sindicato pode impedir que o trabalhador receba reajuste salarial, vale-refeição ou qualquer outro benefício. Trabalhadores sindicalizados ou não, contribuintes ou não, têm os mesmos direitos no que diz respeito a benefícios e conquistas das categorias.

Em resumo, nenhum trabalhador é obrigado a realizar o pagamento da contribuição sindical. Além disso, a empresa que fizer o desconto na folha de pagamento sem autorização é obrigada a devolver o valor para o trabalhador.

Daniel Vilela Martins

Jornalista, Redator

ANDRÉ MANSUR ADVOGADOS ASSOCIADOS

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Edital autorizado! Concurso da Polícia Federal com vagas para contadores

Em dezembro de 2024 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a autorização para…

3 horas ago

Empréstimo do INSS: Beneficiários vão ter mais tempo para pagar!

Os aposentados, pensionistas e titulares de benefícios de prestação continuada (BPC), podem comemorar, a partir…

5 horas ago

5 riscos que uma empresa corre se não quitar suas dívidas

Será que realmente vale a pena deixar de pagar os impostos? Muitos empreendedores e até…

10 horas ago

INSS adianta R$ 150 do benefício de aposentados e pensionistas

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou a liberação do cartão Meu INSS Vale+,…

10 horas ago

Aborto espontâneo dá direito ao salário-maternidade?

O salário-maternidade também é devido à segurada da Previdência Social que sofre aborto não criminoso,…

11 horas ago

Mudanças eSocial 2025: você está preparado? Veja as alterações

O eSocial está sempre em atualização e neste ano de 2025 não será diferente. Há…

13 horas ago