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Objetivos e Metas: Como fazer um planejamento de sucesso

por Wanessa
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Photo by @pressfoto / freepik

Se você atua no mundo dos negócios provavelmente já ouviu falar em planejamento estratégico. Afinal, não existe uma empresa conceituada que não tenha traçado metas e objetivos para chegar onde estão. 

Resumidamente, um planejamento estratégico nada mais é que o ato de pensar e fazer planos de forma estratégica. O plano auxilia nas estratégias para chegar a um objetivo, sendo assim, uma forma de empreendedorismo. 

Contudo, planejar estrategicamente significa usar os recursos disponíveis de forma eficaz, aumentando o ritmo de produção do colaborador ou da empresa em geral. 

Um plano eficiente deve considerar o ambiente interno, externo, concorrentes, definição de metas e quais resultados você quer obter. 

Foi pensando nisso que separamos alguns passos importantes ao montar o seu planejamento estratégico. Continue lendo!

5 dicas imprescindíveis para montar um bom plano estratégico 

Já que estamos falando de metas e objetivos, nada mais justo que começar falando sobre o fator determinante para o sucesso, né?

Missão, visão e valores

O primeiro passo é conhecer a missão é entender a missão e os valores da sua empresa. Além disso, é importante que os funcionários conheçam a política cultural e use no seu dia a dia. 

Isso é fundamental para o resultado do plano a longo prazo, visto que todas as decisões precisam estar de acordo com as crenças da organização.

Se esses aspectos não foram especificados, é importante desenvolvê-los. Entenda cada um dos elementos:

  • missão: pode ser definida pelo motivo da empresa ser concebida e projetada; a razão pela qual ela existe;
  • visão: é o que a empresa busca no futuro, aspirações, metas e objetivos; 
  • valores: são as crenças e atitudes que darão o formato da empresa; 

É legal buscar exemplos de empresas com esses valores muito claros. Por exemplo, uma estação de tratamento de água tem como missão purificar a água até que esteja adequada para consumo.

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Defina suas metas e objetivos 

O resultado que você deseja e o caminho que vai percorrer é a segunda etapa. É imprescindível que nesse momento você tenha objetivos e metas claros em sua mente. 

Os objetivos são os sonhos maiores, onde você realmente quer chegar. As metas são os resultados a curto prazo, aquelas conquistas menores que te impulsionam durante a jornada. 

Se o objetivo é criar uma placa de circuito impresso primeiro você precisa da matéria-prima. A conquista de um recurso é uma meta. 

As metas, na verdade, são definidas por um objetivo SMART, muito utilizado nas estratégias de marketing. Elas devem ser: específicas, mensuráveis, alcançaveis e um tempo definido. 

Ambiente interno e externo

Uma das tarefas mais importantes de um empregador é conhecer a sua empresa. Questões como os recursos, colaboradores, produtos e instalações adequadas agregam grande valor, então não deixa de analisá-las. 

O ambiente externo é outra questão que influencia na dinâmica empresarial. Crises financeiras, surgimento de novas leis e hábitos de mudança devem ser levados em consideração com antecedência. 

Além disso, faça uma análise dos seus concorrentes. Observe em que ponto eles falham na venda de um disco abrasivo, por exemplo, e monte seu diferencial em cima disso

Segmentação 

O público-alvo é quem determina se o seu plano teve engajamento. Por isso, é importante entender a necessidade os seus possíveis clientes. 

Além disso, faça uma segmentação por meio demográfico (sexo, idade, faixa etária, renda e localização), assim, você sabe quem são os seus consumidores e como compreender as dores de cada um. 

Plano de ação 

Esse é o momento de pôr a mão na passa. O plano de ação simboliza as tarefas que devem ser feitas para alcançar os objetivos traçados. Esse plano é desenvolvido com base em uma ferramenta chamada 5w2h, que significa: 

  • 5W: What (o que será feito?); Why (por que será feito?); Where (onde será feito?); When (quando) e Who (por quem será feito?);
  • 2H: How (como será feito) e How much (quanto vai custar).

Monte uma planilha com as respostas, assim, você poderá ter domínio das suas estratégias e um documento para te auxiliar em cada etapa do plano. 

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Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌

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