As equipes do Departamento Estadual de Estradas Rodagem e Transportes (DER), da 5ª Usina de Usina de Asfalto de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) retomaram os serviços de recapeamento da obra do Projeto “Tchau Poeira”, na última semana, em Rolim de Moura.
Segundo o gerente da Usina, Sebastião Cardoso, as obras foram iniciadas no dia 2 de outubro, mas foram paralisadas para atender a outros serviços de terraplenagem.
“Com a chegada do inverno amazônico (período chuvoso), realizamos uma força-tarefa em conjunto com as outras usinas para atendermos as frentes de serviço que já estavam com a base pronta para receber a capa asfáltica de CBUQ. Essa é uma ação planejada, para não haver prejuízo ao erário, tendo em vista que se a chuva danificar a base todo o trabalho é perdido”.
Cardoso destacou que os trechos rodoviários da Avenida Fortaleza e Ruas Jamari, Tocantins, Rio Madeira, Barão de Melgaço e Norte Sul foram asfaltados.
“São ruas que foram escolhidas pela prefeitura e tinham fissuras ou trincas, o famoso couro de jacaré. Algumas dessas vias, já não suportam apenas o tapa-buracos. O recapeamento asfáltico garantirá a durabilidade do asfalto por mais anos, evitando manutenções constantes de remendos profundos e superficiais”.
Elias Rezende, diretor-geral do DER, destacou que foram investidos 6,5 milhões de reais (6 milhões e 500 mil reais) nesta fase.
“O governador Marcos Rocha, faz um governo municipalista, que possui um olhar diferenciado para ajudar os 52 municípios de Rondônia. O recurso é fruto de economia gerada por uma gestão que respeita o dinheiro do contribuinte e está comprometida com o futuro de Rondônia”.
Rezende destacou que, com exceção do recapeamento de aproximadamente 18 km, o anel viário do município de Rolim de Moura será totalmente rejuvenescido.
“A Avenida São Paulo, Rua Urupá, travessas Relíquia e Esperantina serão todas recuperadas conforme Termo de Cooperação assinado”.
Durante o início das obras do “Tchau Poeira”, o governador Marcos Rocha anunciou a colocação de mais 10 quilómetros de novo pavimento asfáltico.
“Vamos destinar recursos para a prefeitura e ela vai poder definir com os vereadores quais ruas serão beneficiadas. A prefeitura vai abrir licitação para contratar a empresa para fazer a obra. Isso não é promessa, o dinheiro está na conta”.
“Além desses dez km, o Governo de Rondônia possui outra obra em andamento de quase 30 km de asfalto novo em Rolim de Moura. Serão quase 40 quilômetros de asfalto urbano no município. É um compromisso do Governo de Rondônia com a população rolimourense”, finalizou o Governador.