Chamadas

Obrigações contábeis: As principais obrigações das empresa

O sistema tributário brasileiro é conhecido pela sua complexidade, burocracia e pela quantidade de normas, procedimentos e impostos. Nesse contexto, para que uma empresa atue dentro da lei, ela deve atender a diversos requisitos, entre eles as obrigações contábeis.

Todas as empresas estão sujeitas a demandas, normas e tributos para ficar em conformidade com as leis nacionais. É comum que isso gere dúvidas entre gestores e empresários, afinal, todos desejam manter o controle da situação financeira do negócio, obter lucros e evitar penalidades advindas da omissão de informações ou do não cumprimento de regras.

Pensando nisso, no artigo de hoje, apresentaremos as principais obrigações contábeis das empresas. Confira o que preparamos e entenda de que forma atender às exigências e manter a contabilidade em ordem!

O que são as obrigações contábeis?

As obrigações contábeis são compostas por declarações, regulamentações e rotinas. Essas informações são apresentadas para declarar a posição patrimonial e financeira da empresa em um determinado período.

Elas são fundamentais para que você tenha controle sobre as transações e os tributos e também possa prestar as devidas satisfações aos órgãos normativos. Atrasos ou ausências de transmissões estão sujeitos a punições e pagamentos de multas.

Quais são as principais obrigações contábeis das empresas?

As obrigações contábeis fornecem um parecer fiel a respeito da posição da organização, demonstrando o seu resultado e fluxo financeiro. Confira, a seguir, quais são as principais:

1. Balanço Patrimonial

O balanço patrimonial é o retrato do patrimônio da empresa em um dado momento. Por meio de sua análise, é possível perceber os ativos e passivos, a evolução do negócio e acompanhar empréstimos, financiamentos, entre outros.

2. Demonstração de Resultado do Exercício (DRE)

Este relatório sintetiza as atividades da empresa realizadas em um dado período para que se possa constatar se houve lucro ou prejuízo.

Todas as receitas, custos e despesas são lançados para que, ao deduzir os tributos sobre o lucro, se obtenha o resultado do exercício.

A comparação de DREs de diferentes períodos é uma excelente ferramenta para analisar a performance do negócio. Você pode, por exemplo, verificar o crescimento das vendas, determinar gaps e necessidades de ações corretivas para reverter algum quadro negativo.

3. Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA)

As obrigações contábeis incluem uma série de relatórios. A DLPA aponta as movimentações do lucro ou prejuízo da DRE, mostrando a variação do saldo inicial e final da empresa.

4. Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL)

Este relatório agrupa todas as movimentações realizadas ao longo do ano no patrimônio líquido da empresa.

5. SPED

O registro das obrigações contábeis, como balancetes e balanços feito em papel pode ser bastante cansativo e burocrático, além de não estar alinhada à demanda crescente por melhores práticas socioambientais nas organizações. Por esse motivo, o Sistema Público de Escrituração Digital foi criado.

Por meio dessa ferramenta, a escrituração do livro diário, livro razão, DRE, DMPL, entre outros, pode ser transmitida via arquivo digital.

6. Escrituração contábil fiscal

A escrituração contábil fiscal (ECF) interliga os dados contábeis e as informações fiscais da empresa. Essa ferramenta atua em conjunto com o SPED e simplifica a validação, o envio e o arquivo das obrigações contábeis.

ÚLTIMA CHAMADA! Conheça um dos maiores e melhores treinamentos de Analista Fiscal do mercado! Impulsione sua carreira profissional mesmo que você não tenha experiência! Treinamento completo para se tornar um expert na área fiscal. Se matriculando hoje você ainda ganha inteiramente grátis os cursos de Analista em eSocial, Especialista em SPED, curso de Contabilidade na Prática, o livro digital Descomplicando o SPED e muito mais. Corra as vagas já estão acabando. Clique aqui e garanta a sua!

Conteúdo original Multi contabilidade

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

37 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

13 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago