Uma onda de calor histórica trouxe temperaturas recordes, assustando a população da Colúmbia Britânica, no Canadá. Foram registradas 486 mortes, segundo autoridades locais, na terça-feira (29).
![](https://www.jornalcontabil.com.br/wp-content/uploads/2021/07/SOL.jpg)
O planeta parece está completamente desorganizado, a imprudência humana levou-nos para um aquecimento que está a beira do insuportável.
Além do Canadá, os Estados Unidos também estão atravessando uma seca nunca vista. Que está atingindo do Rio Grande às Montanhas Rochosas. A estiagem que atinge metade do país, é a pior enfrentada em 20 anos.
Estes países estão no início do verão e já enfrentam a pior seca, a escassez de água e o risco de incêndios afetam 11 estados.
Enquanto isso, no Brasil, acontece a pior estiagem de todos os tempos, que não acontecia há 91 anos, em relação ao nosso país, os especialistas apontam os motivos: o desmatamento da Amazônia; o aquecimento global causado por queima de combustíveis fósseis; o fenômeno natural La Niña.
O planeta sofre com a indiferença de seus habitantes que parecem não querer ver o mau que estão fazendo, provando mudanças nunca vistas no clima.
A onda de calor nos EUA e Canadá
Especialistas dizem que a mudança climática deve aumentar a frequência de eventos climáticos extremos, como ondas de calor. No entanto, vincular qualquer evento único ao aquecimento global é complicado.
Eles dizem que, um fenômeno apelidado como domo ou cúpula de calor (alta pressão estática que atua como uma tampa de panela) leva a registros de temperaturas elevadas em outras regiões da América do Norte.
Parece que o aquecimento global aumentará a frequência de eventos climáticos que não estamos acostumados, como o que está acontecendo no Canadá e EUA. Mas, o que acontece no Canadá e EUA, não pode ser somente culpa do aumento da temperatura do planeta.
A Culpa
Nós seres humanos estamos destruindo o planeta com o desmatamento, que muitos acreditam ser um “mal necessário”. Contudo, não estamos percebendo que a retirada da cobertura vegetal também agrava a questão das mudanças climáticas. Ou seja, ondas de calor insuportáveis, estiagens nunca pensadas.
A cada ano que passa a temperatura vai subindo e passando de limites que não deveriam. A temperatura da Terra tem causado inúmeros danos aos ecossistemas e também à saúde humana.
Existem vários motivos para o que vamos enfrentar daqui para frente como os efeitos do aquecimento global, entre eles, o desmatamento florestal liderado pelo Brasil.
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil