O PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é um programa brasileiro criado para beneficiar os servidores públicos.
Ele foi instituído pela Lei Complementar nº 26/1975 e é semelhante ao PIS (Programa de Integração Social), que beneficia trabalhadores da iniciativa privada.
Tanto o PASEP quanto o PIS têm como objetivo principal promover a integração do empregado ou servidor público no desenvolvimento da empresa ou órgão em que trabalham.
O abono salarial é um dos principais benefícios do PASEP sendo pago anualmente aos servidores que atendem a requisitos específicos, como ter trabalhado pelo menos 30 dias no ano-base e ter recebido remuneração média de até dois salários mínimos no período.
É incomum que as pessoas memorizem o número do PASEP da mesma forma que fazem com o CPF. No entanto, existem situações em que é necessário consultá-lo.
Portanto, existem várias maneiras de obter essa informação quando necessário. Confira!
Você pode verificar o seu número do PASEP na sua carteira de trabalho física, o número fica localizado nas primeiras páginas do documento, logo abaixo da inscrição “Carteira de Trabalho e Previdência Social”.
Já na carteira digital você precisa:
Além disso, no aplicativo, você pode consultar o Abono Salarial, tornando mais prático o acesso às informações relacionadas ao PASEP.
Leia também: NIS: Você Sabe O Que É O Número De Identificação Social?
Caso você não saiba o seu número de inscrição do PASEP, é possível verificá-lo através do site do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) seguindo os passos a seguir:
Agora, você terá o número do PASEP à disposição para fornecê-lo quando necessário.
Leia Também: O Que Diz A CLT Sobre A Gratificação Salarial?
Outra forma de obter o número do PASEP é acessando o site do Banco do Brasil. Para fazer isso, siga os passos abaixo:
Após preencher as informações, a tela mostrará os detalhes do seu benefício do PASEP. Se você estiver na data correta, de acordo com o calendário do PIS/PASEP, o site permitirá que você faça a transferência do valor para a sua conta.
Lembrando que o PASEP é destinado a servidores públicos, portanto, se você estiver empregado em uma instituição privada, não terá acesso ao sistema de consulta do PASEP, pois estará mais relacionado ao PIS (Programa de Integração Social), que é destinado a trabalhadores da iniciativa privada.
Uma nova proposta do governo pode limitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, modalidade em…
O Bolsa Família, programa social administrado pela Caixa Econômica Federal, segue um calendário específico para…
A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) anunciou, nesta segunda-feira (4), o lançamento dos Editais PGDAU…
Entre 3 e 28 de fevereiro, empresas com 100 ou mais empregados devem informar seus…
Com o primeiro projeto de regulamentação da Reforma Tributária sancionado, o sistema tributário nacional está…
A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou, em novembro, projeto…