Como quase tudo o que ocorre no Brasil, houve intenso debate público, discussão política, adiamentos e, nesse caso, até mesmo uma pandemia provocada pela covid-19.
Entretanto, nem mesmo a segunda onda da doença no início de 2021 deve impedir a implementação do open banking no país.
Marcado inicialmente para 30 de novembro de 2020, a nova data prevista para entrar em vigor é no dia 1º de fevereiro de 2021.
Trata-se, portanto, de um caminho sem volta – e o principal meio de transporte das empresas nessa jornada refere-se às plataformas de integração.
Somente elas são capazes de garantir o sucesso de uma estratégia de compartilhamento de informações.
Expressão que ganhou força entre as instituições financeiras com o avanço das fintechs, open banking pode ser encarado como o compartilhamento de dados dos clientes entre as empresas do setor (sempre com anuência do usuário, evidentemente).
A ideia é garantir maior competitividade entre as empresas e, claro, serviços personalizados de acordo com as demandas e os desejos dessas pessoas.
Mesmo assim, seis em cada dez brasileiros (61%) não conhecem e/ou nunca ouviram falar dessa proposta, segundo pesquisa do Ibope encomendada pelo C6 Bank.
Essa discrepância exemplifica os desafios que o conceito ainda tem no país. Enquanto de um lado as instituições financeiras, principalmente as fintechs, buscam desenvolver soluções para darem conta dessa novidade, a sociedade na outra ponta segue perdida sobre o que fazer.
Isso ocorre, em parte, pelo tradicional isolamento que o mercado financeiro sempre demonstrou quanto às soluções tecnológicas.
Por anos, as instituições mais tradicionais adotaram uma postura reticente com ferramentas de TI – afinal, qualquer falha poderia causar um prejuízo gigantesco no Sistema Financeiro Nacional.
Assim, não são poucos os usuários que ainda evitam canais digitais, como apps no celular.
Por Diogo Lupinari, CEO e cofundador da Wevo, empresa especializada em integração de sistemas e dados
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