As fraudes se tornaram cada vez mais um crime recorrente em nossa sociedade, principalmente as fraudes relacionadas a financiamentos, porém as forças policiais mantêm o combate às fraudes, e nesta sexta-feira tivemos outro exemplo disto.
Três pessoas foram presas hoje (20) pelo Gaeco — Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado — juntamente a Delegacia do Consumidor e o 24º Distrito Integrado de Polícia da capital. As prisões têm caráter preventivo, além das prisões, 4 mandados de busca e apreensão foram executados.
O golpe
De acordo com informações dos promotores, os golpistas utilizavam anúncios de ofertas de vendas de imóveis através de uma cooperativa habitacional com financiamento próprio. Utilizando de um dos maiores sonhos da maioria dos brasileiros, a casa própria, os bandidos induziam a vítima a crer que de forma rápida teria a chave de seu imóvel em mão e poderia ser o dono de sua casa em um condomínio.
Porém, o sonho se tornava pesadelo quando as vítimas se encontravam altamente endividadas, sem conseguir acompanhar a progressão de seu investimento e sem suporte da empresa (após o pagamento) esperando uma casa que nunca seria entregue. As investigações apontam a existência de centenas de vítimas.
Prisão preventiva e responsabilização penal
Os promotores alegaram que as prisões seriam justificadas para impedir possíveis fugas e ainda buscar pela reparação dos prejuízos causados às vítimas. Os criminosos podem responder por diversos crimes como Estelionato, lavagem de dinheiro, organização criminosa entre outros.