A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram na manhã desta sexta-feira (28), a Operação Fake Money para desarticular uma quadrilha formada por advogados, empresários e contadores que realizavam o comércio de créditos tributários baseados em títulos da dívida pública prescritos ou falsos para empresas compensarem seus débitos perante o Fisco federal.
Estima-se que os prejuízos causados aos cofres públicos superam R$ 5 bilhões. Cerca de 130 policiais federais cumprem 16 mandados de prisão preventiva e 33 mandados de busca e apreensão nas cidades de Ribeirão Preto, Araraquara, Descalvado, São José do Rio Preto, Mirassolândia, Osasco, Barueri, São Paulo, Uberlândia e Curitiba.
A operação conta com o apoio de 74 auditores fiscais da Receita Federal. As investigações começaram em junho de 2016 e apontaram que a quadrilha oferecia tais créditos tributários para empresas os utilizarem para compensação de débitos junto à Receita Federal.
Os investigados preparavam uma cartilha como informações falsas sobre a validade dos créditos, atribuindo os dados à Secretaria do Tesouro Nacional. Até o momento, 3.000 empresas foram identificadas como vítimas do esquema criminoso.
A polícia agora trabalha para identificar todas as empresas que realizaram compensações com os créditos tributários falsos. Os investigados responderão pelos crimes de estelionato, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Leia também:
https://www.jornalcontabil.com.br/voce-sabe-o-que-acontece-quando-uma-sua-empresa-quebra/
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…