garantia de imóvel
Toda aquisição, alienação ou transferência de propriedade de imóveis devem ser informadas mensalmente à Receita Federal. Para isso, é utilizada a Declaração sobre Operações Imobiliárias (DOI) que, neste mês, precisa ser entregue até o dia 31.
Neste documento devem constar todas as operações imobiliárias que foram realizadas durante o mês de junho. Então, veja a seguir quem deve transmitir essa declaração e como entregar esse documento sem erros.
A DOI é uma obrigação acessória que deve ser feita para informar à Receita Federal todas as operações imobiliárias. Isso deve acontecer independente do valor do imóvel que tenha sido adquirido, alienado ou vendido por pessoa física ou jurídica.
Diante disso, essa é uma declaração mensal que precisa ser apresentada até o último dia útil do mês subsequente ao da lavratura, anotação, matrícula, registro e averbação do ato.
Mesmo sendo informadas as operações imobiliárias de pessoas físicas e jurídicas, a DOI deve ser elaborada e transmitida pelos serventuários da Justiça, responsáveis por Cartório de Notas, de Registro de Imóveis e de Títulos e Documentos nos seguintes casos:
Por sua vez, os contribuintes ficam responsáveis por fazer a declaração das operações imobiliárias através da entrega da declaração do Imposto de Renda que é apresentada anualmente ao Fisco. Com isso, as informações podem ser comparadas para que seja feita a devida fiscalização.
Segundo a Receita Federal, uma Declaração sobre Operações Imobiliárias deve ser emitida para cada imóvel alienado ou adquirido. Desta forma, o representante do Cartório de Notas deve acessar o Programa Gerador de Declaração (PGD) por meio de um certificado digital.
Depois de informar todos os dados de cada tipo de operação imobiliária sob sua responsabilidade, o serventuário deve assinar o documento e enviá-lo pelo o programa ReceitaNet. Feito isso, é possível acompanhar o processamento da declaração para verificar a situação da entrega.
Após 48 horas da transmissão do arquivo pelo programa Receitanet, o Relatório de Erros da Declaração sobre Operações Imobiliárias estará disponível no site da Receita Federal. Para acessar o referido Relatório, será exigido o número do CNPJ da serventia e o número do Recibo de Entrega da DOI.
Quando o responsável atrasa a entrega da DOI, o cartório deve pagar multa de 0,1% ao mês-calendário ou fração sobre o valor da operação, limitada a 1%. O valor mínimo é de R$20.
A multa total pode ser reduzida à metade, caso a declaração seja apresentada antes de qualquer procedimento de ofício ou reduzida a 75%, caso a declaração seja apresentada no prazo fixado em intimação.
Por outro lado, quem apresenta a declaração com erros ou omissões nas informações das operações imobiliárias, também deverá arcar com multa de R$ 50,00 por informação inexata, incompleta ou omitida. Além disso, será intimado a apresentar declaração retificadora.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…