Um medo cada vez mais real quando se pensa em tecnologia e o mercado de trabalho é a possibilidade de a inteligência artificial (IA) e a automação substitua milhares de empregos no Brasil e no mundo nos próximos anos.
Segundo um levantamento da CareerWallet, que é uma empresa de tecnologia focada no recrutamento de pessoas, chegando a processar até 10 milhões de vagas de emprego num único dia, divulgou dados que precisam ser muito bem analisados sobre o impacto dessas novas tecnologias e o mercado de trabalho.
Os resultados mostrados pelo levantamento revelam um impacto transformador que essas novas tecnologias estão causando e continuarão causando cada vez mais no mercado de trabalho.
Inclusive com milhares de trabalhadores do Brasil e do mundo, começando a repensar sobre suas carreiras, se devem ou não mudar suas áreas de atuação devido ao receio de serem substituídos pela inteligência artificial e automação.
Uma das descobertas do levantamento da CareerWallet identificou que praticamente um em cada cinco profissionais (19%) estão cogitando mudar de carreira por completo em 2025. O principal motivo para essa decisão é a preocupação com o futuro de suas profissões, especialmente em setores que podem se tornar obsoletos com o tempo.
Essa é uma tendência ainda mais forte entre os profissionais mais jovens, onde cerca de 27% deles estão em busca de uma nova carreira, acreditando que os avanços tecnológicos podem tornar suas funções atuais irrelevantes num futuro próximo.
Outro dado interessante do estudo é que 40% dos entrevistados disseram que usariam ferramentas de inteligência artificial, como o ChatGPT, para ajudá-los a conseguir uma nova oportunidade de trabalho.
Entre as principais formas de uso estão a revisão de currículos, a criação de cartas de apresentação e até mesmo o preparo para entrevistas, deixando claro, como a inteligência artificial tem se tornado um temor e, ao mesmo tempo um recurso valioso para o mercado de trabalho.
Diante das preocupações sobre o impacto de novas tecnologias como a IA e a automação no mercado de trabalho, surge uma dúvida muito pertinente: quais profissões estão ameaçadas a partir de hoje?
Com os avanços acelerados da inteligência artificial, inúmeras funções que hoje são exercidas pelos humanos podem se tornar totalmente automatizadas nos próximos anos. Até 2030, espera-se que diversas profissões passem por transformações profundas, ou correrão sérios riscos de desaparecerem por completo.
A seguir, vamos dar uma olhada em quais são as profissões que estão em maior risco de desaparecer de hoje até 2030, conforme diferentes estudos:
A substituição de empregos pela inteligência artificial e a automação estão diretamente ligadas à natureza das tarefas desempenhadas em cada profissão. Funções repetitivas e baseadas em regras são mais vulnerais, pois podem ser facilmente executadas por máquinas sem necessidade de interpretação subjetiva.
Um relatório do McKinsey Global Institute aponte que até 50% das atividades de trabalho atuais poderão ser completamente automatizadas nos próximos anos, principalmente em setores administrativos e operacionais.
Além disso, empresas estão constantemente buscando alternativas para reduzir seus custos e aumentar sua eficiência, tornando sistemas orientados por inteligência artificial altamente atraentes, já que com elas é possível processar rapidamente milhões de informações e com menor margem de erro.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…