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Quando falamos em startup, estamos falando de um tipo de negócio oscilante, e depende de um business plan bem estruturado logo no início da operação.
É importante o empresário ter na cabeça de que esse plano mudará diversas vezes e que ele precisa estar aberto a essas mudanças.
Sempre pensar com um olhar inovador para o próprio negócio fará toda a diferença.
“Empreender foi com certeza uma das melhores decisões que já tomei na minha vida, mas quase ninguém fala do lado ‘sombrio’ dessa trajetória. Não são apenas os inúmeros desafios, mas é competir com si para ser o melhor a cada dia.”
Destaca Eduardo Vespa, fundador e idealizador da Agência Hangover.
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A grande maioria dos empreendedores tem uma boa ideia de negócio, mas não sabem materializar, não fazem ideia de por onde e como iniciar nessa jornada.
E esse foi o resultado de uma pesquisa recente realizada pela Founders Overview, produzida pela ACE em conjunto com a Bhub e a 55.
A pesquisa elencou quais são os 05 maiores desafios nessa jornada e Vespa contará e dar dicas de qual a forma o empreendedor em início de carreira pode fazer para amenizar esses danos e lidar da melhor forma com cada um deles.
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É importante o empreendedor ter em mente quais são os públicos-alvo que o seu negócio vai atingir. Você precisa sempre resolver uma dor ou desejo. O porquê e para quê as pessoas comprariam de você? Essa pergunta vai te trazer a resposta que você precisa. Hoje, todo mundo está na internet, faça dele um canal que chame a atenção do seu provável cliente. Desperte a vontade de conhecer melhor o seu negócio e crie estratégias para buscá-los. No início as chances dele bater na sua porta são quase inexistentes. Além de estratégia é preciso ter persistência e paciência.
Aqui tem duas situações. A primeira é que antes de empreender você tenha guardado uma boa quantia, ou você pode procurar um investidor anjo para o seu negócio. Todo dinheiro que entrar no começo, confesso que até por um bom tempo, será toda da startup. O empreendedor vai investir no seu negócio e só depois de um tempo quem sabe até depois de alguns anos vai conseguir tirar um salário ok. Ter o equilíbrio e o controle financeiro é primordial.
Aqui o empreendedor tem que fazer a veia comercial pulsar. Além de ser bom de papo, o empreendedor mais do que nunca tem que confiar na sua startup e no que ela oferece de olhos fechados. Se você tem garantia do seu negócio, a venda vai acontecer. Com o passar do tempo os feedbacks virão e aí eles serão uma ótima ferramenta para essa conversão.
Se a sua startup não tiver uma cultura, uma identidade e uma comunicação do negócio bem clara e estruturada vai ficar difícil conseguir os melhores colaboradores. Saber quais os reais valores da sua startup, e os objetivos de onde ela vai chegar, são fundamentais para boas contratações. Até hoje trabalho diretamente com todas as áreas do meu time de colaboradores e as conversas sobre os negócios fazem toda a diferença. Se eu pudesse dar uma dica seria: converse sempre com os seus colaboradores.
Quando começamos uma empresa com pouco investimento, não temos a capacidade de pagarmos salários para brigar com grandes empresas, por isso, nesta hora o empreendedor precisa vender o sonho. Não temos o momento presente para atrair novos colaboradores, mas temos uma visão clara do que queremos e de onde chegaremos. Por isso, temos que vender exatamente esta imagem, para atrairmos talentos que compactuam do mesmo ideal e que vão comprar esta briga conosco. Claro que, por estarmos conseguindo talentos com um valor menor do zero, quando o objetivo for conquistado, todos vão ganhar uma fatia do bolo, esta é a contrapartida.
Para finalizar, o empresário conta que uma das melhores práticas nessa jornada é fazer networking. “Frequentar palestras, fazer cursos, conhecer outros empresários. Essa troca é rica e vai te levar a um outro patamar de visão de startup. Buscar inovar o seu negócio vai te manter à frente de seus concorrentes,” finaliza Vespa.
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