A diversidade do campo de atuação é um dos maiores motivos para aqueles que buscam uma educação superior. Não é à toa que o profissional dessa área está inserido e é essencial em pequenas e grandes empresas. Um dos maiores desafios da profissão é acompanhar todas as mudanças na legislação, a nível municipal, estadual e federal. Além desta necessidade de estar atualizado com a legislação, o profissional tem que estar antenado com o impacto da tecnologia no processo de execução das rotinas.
Quem já não ouviu falar em robotização? Pois então, essas serão aplicações dominantes no dia a dia do contador. O investimento em automatização de alguns processos é feito gradualmente. Num primeiro momento pode parecer uma ameaça para o profissional contábil, porém, depende de como se encara a profissão e se prepara para os desafios da tecnologia.
Ao passarmos as rotinas transacionais para um robô, teremos muito mais tempo para analisar dados e gerar informações úteis para a administração das empresas. Com isso, estaremos de fato atuando como contadores, onde a geração da informação para tomada de decisão é o principal produto da contabilidade. Para se destacar, o profissional deve capacitar-se constantemente, entender não só a contabilidade em si, mas buscar conhecimento em gestão de processos, tecnologia aplicada à atividade e obviamente acompanhar diariamente todas as mudanças tributárias.
O profissional da área, nos tempos atuais, tem que conhecer o mapeamento de processos e aplicar tecnologia que possibilite otimizar processos, deve também entender e interpretar indicadores econômicos/financeiros como EBITDA, Ponto de Equilíbrio, Margem de Contribuição, Grau de Endividamento, entre outros, que servem para direcionar o administrador na busca por melhores resultados e na perenidade de seu negócio.
Na Mainhardt temos buscado trilhar nosso caminho sempre atentos às mudanças e entendemos que tecnologia e processos estão diretamente ligados ao nosso dia a dia e apesar de todo impacto que a inovação tem provocado em nosso modo de trabalhar, uma questão está muito clara, desenvolver as pessoas é parte fundamental para termos uma empresa de sucesso. Afinal uma empresa é feita de pessoas e principalmente na área de serviços, sem dúvidas um dos grandes desafios é ter o equilíbrio entre aplicação intensiva da tecnologia na operação e o desenvolvimento humano dos colaboradores, pois eles que fazem a experiência do cliente ser o diferencial que retêm e atrai novos negócios.
A Reforma Tributária introduziu alterações significativas nas regras para isenção de impostos na compra de…
O regime MEI (Micro Empreendedor Individual) foi estruturado pelo Governo Federal para garantir que trabalhadores…
Se você é estudante de Ciências Contábeis com dúvidas ou uma profissional de contabilidade, é…
Em um mundo cada vez mais digital, os vídeos estão presentes em todos os lugares,…
Se tem uma coisa que ninguém quer é ver sua conta bancária comprometida, mas as…
O Fundo de Garantia do Tempo por Serviço (FGTS) é um direito do trabalhador com…