A mielopatia cervical é uma enfermidade que ocorre por compressão da medula espinhal devido às modificações degenerativas que a coluna sofre com o passar do tempo. Geralmente, afeta pacientes acima dos 50 anos, sendo a doença degenerativa medular mais comum nessa faixa de idade..
A mielopatia cervical ou mielopatia espondilótica cervical pode causar danos irreversíveis se não for descoberta e tratada da forma correta. Os sintomas variam, pois é uma doença que evolui progressivamente e afeta principalmente idosos. Desse modo, os sintomas muitas vezes são atribuídos a outros problemas comuns nessa faixa etária, antes de ser feito o diagnóstico definitivo. Porém os sintomas mais comuns são: redução da força dos membros, perda da destreza manual, com dificuldade a apertar botões, escrever ou pegar em moedas; perda do equilíbrio e da coordenação; dor e rigidez no pescoço; formigueiros e adormecimento nos braços e mãos; retenção ou perda urinária.
O INSS concede a aposentadoria por invalidez em vários casos de doenças, mas será que o portador de mielopatia cervical pode assegurar esse direito?
A aposentadoria por invalidez, também chamada de aposentadoria por incapacidade permanente, é um benefício concedido pelo INSS aos segurados que foram acometidos por alguma doença grave ou foram vítimas de acidentes de trabalho, que tenha causado a impossibilidade de continuar exercendo suas atividades laborais.
O trabalhador que estiver impossibilitado permanentemente de exercer suas atividades laborais, tem o direito de solicitar a aposentadoria por invalidez. Acompanhe a seguir quais são os requisitos exigidos:
Existem algumas situações que são olhadas de modo especial, onde não é necessário comprovar o período mínimo de 12 meses de carência. Veja a seguir:
Sim, pois a doença tem graus mais elevados, podendo causar a incapacidade permanente do trabalhador para exercer suas atividades laborais. Outro ponto que merece atenção, diz respeito ao fato da doença não ter cura, a forma de amenizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do cidadão é através de medicamentos, fisioterapia e cirurgia.
Hérnia de disco – é uma lesão que ocorre comumente na região lombar. Essa doença é a que mais causa dores nas costas e alterações de sensibilidade nas regiões da coxa, perna e pé.
Osteofitose – é uma enfermidade que atinge a coluna vertebral, correspondendo a uma das manifestações da artrose. Essa doença causa intensas dores nas costas; perda da força muscular, dos reflexos e da sensibilidade; limitação dos movimentos; sensação de formigamento, entre outros.
Discopatia Degenerativa – é uma modificação que ocorre por causa da desidratação do disco, fissuras ou rupturas do disco. A razão dessa alteração pode ser sedentarismo, traumas, prática intensa de exercícios, trabalho com esforço físico, além do próprio envelhecimento. O principal sintoma é dor nas costas, que pode agravar ao fazer esforços
Protusão Discal – é um desgaste do disco intervertebral sem o rompimento do anel fibroso. Os principais sintomas são dor local, formigamento; restrição de movimento; redução da sensibilidade em membros próximos a área afetada. Em algumas situações a dor irradia para outros membros como pernas e braços.
Cervicalgia – é caracterizada pela dor ou rigidez do pescoço. Essa doença geralmente é causada pelo enfraquecimento dos músculos ao longo do tempo decorrentes de postura errada.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…