Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como se aposentar, de como requerer um benefício, ou de como saber a hora certa de adquirir a aposentadoria. Esse com certeza é um tema que causa muita confusão na cabeça de quase todo trabalhador, ainda mais com as possíveis alterações da Reforma da Previdência.
Sabemos que esse é um ano de mudanças, onde provavelmente a Previdência Social sofrerá muitas modificações nas suas regras dos benefícios previdenciários, e até que isso aconteça muitas pessoas ficam inseguras sobre qual caminho escolher.
Saiba que tomar atitudes sem um planejamento pode custar muito caro. Por isso, é importante saber quais são erros mais comuns que as pessoas cometem ao requerer uma aposentadoria para que você não sofra nenhum prejuízo ao receber o seu benefício.
Se você conseguir esperar até janeiro do ano seguinte, melhor ainda, pois em janeiro alteram-se todas as correções de acordo com a inflação, modificando o teto previdenciário, que poderá atingir diretamente o valor da sua aposentadoria.
Por exemplo: Maria tem 56 anos de idade e possui 30 anos de contribuição.
56+30 = 86.
Neste caso, Maria já poderá adquirir sua aposentadoria.
Se você tem dificuldades, também é aconselhável que essa comparação seja feita com um advogado especialista no assunto.
Isso pode ser encontrado nas OBSERVAÇÕES do CNIS, no qual deve constar ao lado do nome da empresa trabalhada o IEAN (Indicador de Exercícios de Atividades Nocivas).
Dentro de 20 dias, é enviado na sua casa o kit do segurado, que contém a carta de concessão com a memória de cálculo, que explica como o INSS definiu o valor da aposentadoria. Porém, é possível que conste algum erro se não for feita a conferência correta como do valor do benefício, das contribuições que não entraram para fins de cálculo e do período especial.
Se logo que receber a carta de concessão você for ao banco sacar o benefício, perderá o direito de cancelar aquela aposentadoria.Depois de um tempo é possível entrar com um recurso para uma revisão, mas é sempre bom checar antes, para evitar futuras confusões.
Tome todas as precauções possíveis e reveja todos esses detalhes antes de se aposentar para que você adquira o seu benefício da melhor forma possível sem se preocupar com possíveis equívocos.
Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?
Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Conteúdo original Melo Advogados Associados
A gente sabe que a Justiça pode ser cara, mas nem todo mundo precisa colocar…
Boas notícias para micro e pequenas empresas que exportam! Mas não é só mais um…
Muitos Microempreendedores Individuais (MEIs) acreditam que sua aposentadoria está limitada ao salário mínimo. Mas o…
A Reforma Tributária está mexendo com a estrutura de impostos no Brasil, trazendo mudanças importantes…
Se você já reclamou da lentidão da sua internet (e quem nunca?), chegou a hora…
Se você tem um CNPJ, seja como Microempreendedor Individual (MEI) ou como microempresa, precisa ficar…