Chamadas

Os principais gastos desnecessários do seu salário

Você já parou para pensar que em algum momento de nossa vida, desperdiçamos dinheiro. Existem muitos gastos desnecessários que podem ser  evitados e ao mesmo tempo tirar sua conta do vermelho. Na maioria das vezes o desperdício vem através de gastos que não acompanham o nosso salário. Você tem que sempre lembrar que as coisas andam caras demais e que as contas não param de chegar.

O que prejudica sua conta bancária são os hábitos errados. Para não ter uma dor de cabeça e criar mais confusão na sua vida financeira, é preciso saber o que está errado no seu comportamento com o dinheiro.

Primeiros passos:

Evitar aquelas compras  descontroladas no cartão de crédito e que assustam você quando a futura chega. Sendo um sinal que você não controla os seu gastos no cartão. A melhor coisa é passar a anotar os gastos que você tem por dia.

Outra armadilha é você comprar tudo no cartão de crédito e sair dividindo tudo em parcelas. Num primeiro passo as parcelas podem parecer baratinhas, mas, com tantas parcelas acumuladas, seu salário vai embora sem você perceber. O bom é sempre usar o cartão somente quando for necessário. Evitar usá-lo para parcelar compras no supermercado. O melhor é pagar as contas fundamentais à vista.

Ter um salário menor do que seus gastos

Quando você tem um salário menor do que os seus gastos, é criar um furacão na sua vida.  A melhor coisa é você equilibrar seus gastos com o valor do seu salário e nunca deixar ultrapassar o valor que você recebe mensalmente.

É preciso aprender certas regras, porque o gasto desenfreado acaba deixando você numa situação difícil, justamente numa hora que vai precisar de uma reserva de emergência. Por isso o bom é começar a guardar dinheiro para ter uma reserva de emergência.

Guardar dinheiro vai depender do valor que você recebe de salário e de seus gastos. Talvez no começo você tenha que iniciar guardando R$ 20,00 e depois ir aumentando.

Você já deve ter ouvido falar em educação financeira. Mas não sabe o que é, então vamos lá: Educação financeira é ter: Economia; Controle de gastos;  Aplicações e investimentos; Riscos e oportunidades e Planejamento. Chegando a conclusão que Educação financeira é o processo em que um indivíduo busca conhecimento para lidar com o dinheiro de forma mais consciente e inteligente.

Para se ter uma boa educação financeira é saber evitar sair comprando tudo que vê pela frente e as vezes comprar algo que você nem precisa. Sempre manter suas contas de telefone, internet, luz… sempre em dia, nunca pagar com atraso. Contas atrasadas geram multas e juros. Economize energia, não deixe aparelhos ligados na tomada se não estiver usando. Evite aqueles banhos de uma hora ou mais.

O cartão de crédito está num limite muito alto e além das suas condições, peça o banco para diminuir o limite. É bom sempre negociar suas dívidas com as empresas que você está em atraso e assim deixará de ter seu nome sujo.

Agora, só depende de você dar o primeiro passo para sair da confusão financeira e ter uma estabilidade na sua vida que vai te deixar mais tranquilo(a).

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Imposto de Renda: Veja quem vai receber restituição em 2025

Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…

43 minutos ago

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

2 horas ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

12 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

13 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

14 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

16 horas ago