Você já parou para pensar que em algum momento de nossa vida, desperdiçamos dinheiro. Existem muitos gastos desnecessários que podem ser evitados e ao mesmo tempo tirar sua conta do vermelho. Na maioria das vezes o desperdício vem através de gastos que não acompanham o nosso salário. Você tem que sempre lembrar que as coisas andam caras demais e que as contas não param de chegar.
O que prejudica sua conta bancária são os hábitos errados. Para não ter uma dor de cabeça e criar mais confusão na sua vida financeira, é preciso saber o que está errado no seu comportamento com o dinheiro.
Evitar aquelas compras descontroladas no cartão de crédito e que assustam você quando a futura chega. Sendo um sinal que você não controla os seu gastos no cartão. A melhor coisa é passar a anotar os gastos que você tem por dia.
Outra armadilha é você comprar tudo no cartão de crédito e sair dividindo tudo em parcelas. Num primeiro passo as parcelas podem parecer baratinhas, mas, com tantas parcelas acumuladas, seu salário vai embora sem você perceber. O bom é sempre usar o cartão somente quando for necessário. Evitar usá-lo para parcelar compras no supermercado. O melhor é pagar as contas fundamentais à vista.
Quando você tem um salário menor do que os seus gastos, é criar um furacão na sua vida. A melhor coisa é você equilibrar seus gastos com o valor do seu salário e nunca deixar ultrapassar o valor que você recebe mensalmente.
É preciso aprender certas regras, porque o gasto desenfreado acaba deixando você numa situação difícil, justamente numa hora que vai precisar de uma reserva de emergência. Por isso o bom é começar a guardar dinheiro para ter uma reserva de emergência.
Guardar dinheiro vai depender do valor que você recebe de salário e de seus gastos. Talvez no começo você tenha que iniciar guardando R$ 20,00 e depois ir aumentando.
Você já deve ter ouvido falar em educação financeira. Mas não sabe o que é, então vamos lá: Educação financeira é ter: Economia; Controle de gastos; Aplicações e investimentos; Riscos e oportunidades e Planejamento. Chegando a conclusão que Educação financeira é o processo em que um indivíduo busca conhecimento para lidar com o dinheiro de forma mais consciente e inteligente.
Para se ter uma boa educação financeira é saber evitar sair comprando tudo que vê pela frente e as vezes comprar algo que você nem precisa. Sempre manter suas contas de telefone, internet, luz… sempre em dia, nunca pagar com atraso. Contas atrasadas geram multas e juros. Economize energia, não deixe aparelhos ligados na tomada se não estiver usando. Evite aqueles banhos de uma hora ou mais.
O cartão de crédito está num limite muito alto e além das suas condições, peça o banco para diminuir o limite. É bom sempre negociar suas dívidas com as empresas que você está em atraso e assim deixará de ter seu nome sujo.
Agora, só depende de você dar o primeiro passo para sair da confusão financeira e ter uma estabilidade na sua vida que vai te deixar mais tranquilo(a).
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…