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Os principais motivos para as empresas fecharem as portas

No Brasil surgem milhares de novas empresas a cada ano. Entretanto, segundo o IBGE, 21 % delas fecham após o primeiro ano e 60% encerram suas atividades com menos de cinco anos de vida. Mas será por que isso acontece?

Para que um empreendedor possa ter sucesso, ele deve entender por que as empresas quebram.

Neste artigo, vamos investigar os principais motivos pelos quais as empresas vão à falência. Assim, você pode aprender com os erros dos outros e evitar cometê-los no seu negócio.

Um estudo realizado pela CBInsights, plataforma global de análise voltada para empreendedores, fez um levantamento do motivo que levou 339 empresas ao redor do mundo à falência.

Entre muitas cartas e testemunhos de CEOs tristes e arrependidos com erros do passado, o estudo é um grande ensinamento de por que as empresas quebram.

Os principais motivos para as empresas fecharem as portas

Entre as centenas de motivos, alguns mostraram ser mais frequentes e comuns. Vamos a eles!

Ignorar o mercado

Empresas falham quando não estão resolvendo um problema do mercado. Muitas vezes, o empreendedor tem uma grande ideia, uma ótima tecnologia por trás, mas essa solução não atende ao mercado.

Nessas horas é preciso repensar o produto ou serviço para que ele seja útil ao público-alvo, mesmo que isso signifique mudar completamente o foco da empresa. E eis aí o próximo motivo.

Resistir à mudança

Uma empresa que não está apta a mudar seus produtos, crenças e modo de operar, está fadada ao fracasso.

Ao perceber que algo está segurando o crescimento do negócio, um bom empreendedor sabe reagir de forma rápida para mudar o que for preciso. Apegar-se às próprias ideias de forma obtusa não combina com quem quer empreender.

Esquecer-se do capital de giro

Tempo e dinheiro são recursos finitos, por isso, é preciso saber usá-los com sabedoria. Planejar a necessidade de um fundo de emergência, saber onde gastar e ter recursos para manter a empresa funcionando até o ponto de virada é imprescindível para que o negócio não entre na estatística e feche precocemente. 

Segundo pesquisa do Sebrae, 42% das empresas não calculam o nível de vendas necessário para cobrir custos e gerar lucro.

Para isso, é preciso ter alguém que saiba fazer o planejamento financeiro do negócio. O que nos leva ao próximo erro.

Negligenciar a equipe

Muitos empreendedores acreditam que podem dar conta de todos os aspectos de seu negócio sozinhos.

Claro, algumas vezes é preciso começar sozinho, mas para dar certo é importante trazer pessoas que agreguem em diversas áreas.

Para quê tentar cuidar das finanças quando o seu principal talento é com vendas? O bom empreendedor entende que é preciso delegar.

Talvez o seu negócio até tenha colaboradores, mas eles são as pessoas certas para fazer a empresa crescer? Reavalie a sua equipe.

Precificar

Saber dar preço ao seu negócio, seja em serviços, seja em produtos, é uma arte muito delicada. Muitas vezes, o custo para manter a empresa é muito elevado em relação à receita gerada por suas vendas e é preciso repensar os preços oferecidos ao mercado.

Altos preços podem espantar os clientes, em contrapartida, valores muito baixos podem desvalorizar o seu negócio.

Precificar vai além de uma ferramenta de sobrevivência, é também uma ferramenta de marketing. Para não cometer esse erro, estude e busque o máximo de conhecimento sobre precificação.

Ao entender melhor os erros, dá para perceber que todos podem ser evitados com um bom planejamento e organização, correto? Estude, dedique-se e, se errar, levante-se e comece de novo!

Aproveite para compartilhar com seus colegas este artigo para que eles também possam entender por que as empresas quebram!

Sobre ECQ: Os cursos, palestras e sistema de Networking do ECQ Lifelong Learning, são voltados para empresários, CEO’s e líderes em geral e tem como intuito preparar esses profissionais para enfrentar a revolução tecnológica que irá impactar todas as empresas, carreiras e atividades existentes.

Wanessa

Redação Jornal Contábil

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