Saiba tudo sobre o PIX, o sistema de pagamento instantâneo lançado pelo Banco Central para acabar com os TEDS, DOC e com as bandeiras de cartão. Uma verdadeira transformação digital!
Afinal, o que é o PIX?
O conceito original do PIX é conectar fintechs, varejistas, bancos tradicionais e os digitais e tudo isso será feito através de um sistema de pagamentos instantâneos que vai conectar quem paga com quem recebe!
A ideia é que ele realize transações e pagamentos em até dez segundos, sendo assim ele elimina o tempo de espera para que um pagamento “caia”, tanto para quem efetua o pagamento quanto para quem recebe.
Desta forma, se você comercializa algo e não quiser aguardar 30 dias para que o dinheiro fique disponível, você pode optar pelo PIX.
Esse sistema que será implantado é inovador, já que atualmente uma operação eletrônica pode levar alguns dias (Hoje, o crédito de um DOC pode levar até dois dias úteis para cair na conta do recebedor) e além disso ainda tem custos elevados (O valor médio de uma transferência por DOC ou TED é de R$ 10), mas ele não se limita apenas a isso, também será possível realizar o recolhimento de impostos a qualquer dia e em qualquer horário.
Transformação digital nas formas de pagamentos. Quais seus benefícios?
Quando falamos em transformação digital e no PIX muita gente pode pensar que ele seria uma forma mais tecnológica de fazer as transações, acontece que nem sempre se trata disso, estamos falando aqui de mudar o mindset.
Sabia que 96,1% das pessoas utilizam dinheiro em espécie para fazer pagamentos e compras?
Pensa comigo, se você pode enviar uma mensagem para alguém de graça e essa mensagem ser recebida em tempo real por que você não poderia fazer o mesmo com seu dinheiro?
Seguindo essa ideia o PIX vem para revolucionar e desburocratizar a forma como lidamos com dinheiro, mas, você pode estar pensando:
-Legal esse tal de PIX, mas quais são os benefícios dele para mim?
Bem, a gente te responde:
Com o pagamento instantâneo, espera-se que como o próprio nome já sugere as operações sejam instantâneas, isso significa que você vai poder transacionar seu dinheiro 24 horas por dia, nada mais de ter que esperar o famoso horário comercial, além disso, o PIX reduz os custos da operação, já que ele não precisa de intermediários nessa transação, ou seja, nada dos custos de uma adquirente ou subadquirente.
Sendo assim, a operação se torna mais direta, o que possibilita que a confirmação de pagamento seja imediata e no caso da aprovação de transação vai levar só alguns segundinhos!
Veja a lista completa de benefícios:
- 24 horas por dia;
- 7 dias da semana;
- Funciona todos os dias do ano;
- Barateia os custos das operações e transferências;
- Transações realizadas em segundos;
- Sem intermediários (adquirentes e subadquirentes);
- Não necessitará da internet para processar o pagamento, o pagamento poderá ser processado posteriormente quando o cliente se conectar;
- Confirmação de pagamento em imediato!
- Aprovação da transação no máximo em 5 segundos
Como usar o PIX?
Para usar o PIX, será necessário que as duas partes envolvidas na operação tenham uma conta em banco, instituição de pagamento ou fintech. Essa conta precisa ser corrente.
- Essas transações, segundo o BC, podem ser feitas:
- Entre pessoas;
- Entre pessoas e estabelecimentos comerciais;
- Entre estabelecimentos;
- Para entes governamentais, no caso de impostos e taxas.
As transações do PIX poderão ser feitas de forma mais “tradicional” – com informações como número de celular, e-mail, CPF ou CNPJ, ou também através da leitura de QR Code.
O usuário que vai receber o valor precisa apresentar um QR Code, que poderá ser lido por qualquer tipo de smartphone, sendo:
- O QR Code estático poderá ser usado em múltiplas transações e permitirá que seja definido um valor para um produto ou de um valor pelo pagador. Ele poderá ser usado para transferências entre duas pessoas, por exemplo.
- O QR Code dinâmico é mais adequado para pagamento de compras, já que poderá apresentar informações diferentes a cada transação e permitirá que sejam incluídas informações adicionais sobre a transação.
Saiba como ele vai melhorar o sistema financeiro
De forma geral o pagamento instantâneo vem para corrigir algumas falhas no sistema tradicional, e é inegável que sua estrutura visa melhorar o sistema financeiro atual.
Mas, existem alguns pontos onde isso se torna mais evidente, sendo eles:
Conveniência: Esse sistema vai trazer facilidade para o usuário;
Ambiente aberto: Estrutura aberta e flexível dividida em (Provedor de conta transacional x Provedor de serviço de iniciação de pagamento);
Fluxo de dados com informações agregadas: informações relevantes para conciliação cruzadas as informações de pagamentos;
Segurança: transações cursadas na rede do Sistema Financeiro Nacional e utilizando meios inovadores e seguros para autenticação digital.
Ponto crítico
A segurança é o ponto mais crítico desse sistema, existe sim toda uma preocupação do Banco Central para ter uma forte segurança e assim evitar invasão e roubo de dados.
Acontece que a segurança desses dados vai ser de responsabilidade do banco ou Fintechs que se conectarem, sendo assim a quantidade de fraudes enfrentadas vai depender diretamente dos métodos de tratamento e armazenamento de dados das próprias empresas que forneceram os serviços.
Como o PIX vai impactar na sua vida pessoal?
De modo geral, o PIX vai tornar uma atividade como pagar ou enviar dinheiro para pessoas ou para alguma empresa, algo tão simples como enviar uma mensagem. Ou seja, a tecnologia usada nesse sistema promete tornar suas operações imensamente mais práticas e baratas.
A grande aposta é que haja uma padronização mundial, sendo assim talvez dentro de alguns anos tenhamos uma rede de pagamentos mundial baseada nessa tecnologia.
A palavra de ordem aqui é empoderamento, sim isso mesmo! Você muito mais empoderado para lidar com seu dinheiro. Nada mais de depender de Bancos ou Bandeiras de Cartão!
Como você lojista pode se beneficiar com o pagamento instantâneo
Pequenas e médias empresas (PMEs) poderão se beneficiar dessa plataforma, pela facilidade em oferecer aos clientes pagamentos eletrônicos.
Do lado do recebedor, como um lojista, por exemplo, as vantagens são: custo de aceitação menor; disponibilização imediata de recursos, o que reduz a necessidade de crédito; facilidade de automatização e de conciliação de pagamentos; e rapidez no checkout.
Quando o PIX vai estar disponível para uso?
Segundo o planejamento do Banco Central, o PIX será lançado em 2020, sendo assim todos os esforços estão focados na entrega desse sistema de pagamento instantâneo.
Conclusão
A forma como fazemos pagamentos e transacionamos nosso dinheirinho está com os dias contados, o PIX promete solucionar os maiores gaps do mercado financeiro numa mistura de tecnologia e mudança no nosso mindset.
Mas, é importante destacar que isso não vai acontecer de um dia para o outro, esse é um processo em etapa embrionária ainda e que está gerando muitas expectativas.
Por isso nem pense em ir dando adeus aos bancos e cartões de crédito, afinal acreditamos que o PIX vai coexistir com os métodos mais tradicionais por alguns bons anos ainda.
Fonte: Marbo Contábil