Home Chamadas Pagamentos do 14º salário do INSS a partir de março

Pagamentos do 14º salário do INSS a partir de março

por Ricardo
3 minutos ler
Imagem por @leonidassantana / freepik

Esperado desde 2020, o pagamento do 14º salário destinado aos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), está previsto para começar este mês, devido as últimas definições da Câmara dos Deputados. Mas será que o benefício será realmente disponibilizado este mês? Vamos descobrir agora!

Definições do pagamento em março

Antes de falarmos se o 14º salário do INSS vai ser liberado este mês ou não aos segurados, precisamos entender o porque o benefício está previsto para ser pago em março.

A definição de que os pagamentos estão previstos para serem pagos em março se deu ainda no mês de novembro de 2021, quando a Comissão de Finanças e Tributação (CFT), aprovou a proposta que assegura o pagamento em dobro do abono anual para os anos de 2020 e 2021.

Durante aprovação da CFT ficou definido que o abono será limitado ao valor de até dois salários mínimos, e as parcelas serão pagas no mês de março dos anos de 2022 e 2023.

Sendo assim, ficou definido que o pagamento do 14º salário de 2020 será pago de forma retroativa em março de 2022, e o benefício de 2021 será pago de forma retroativa em março de 2023.

Mas afinal, o 14º salário vai ser pago este mês?

Indo direto ao ponto, não! Conforme já tratamos em alguns outros conteúdos relacionados ao tema, o 14º salário do INSS não será pago este mês por uma série de motivos.

Dentre esses motivos temos a demora na tramitação da medida que institui a criação do abono, isso porque, mesmo tendo sido aprovada em novembro do ano passado pela Comissão de Finanças e Tributação, o texto ainda segue em trâmite na Câmara aguardando a aprovação da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

Isso porque, para que o 14º salário seja aprovado, o texto precisa passar pela aprovação das Comissões da Câmara que são competentes ao tema e até o momento, ainda não foi definido um relator do CCJC para apreciar e aprovar a medida.

Vale lembrar que além da aprovação da Câmara dos Deputados, o texto também precisará passar pelo aval dos Senadores em uma votação no Plenário do Senado. Votação que só pode acontecer após o texto ser aprovado na Câmara.

Além disso, após todo esse desenrolar entre a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, a medida ainda precisa passar pela aprovação do presidente da República, que pode sancionar ou vetar o benefício.

Sendo assim, como já estamos no mês de março, o benefício previsto para este mês, de fato não será liberado aos segurados do INSS.

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More