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Pagou a sua dívida e seu nome continua no Serasa? Então você pode estar sendo vítima de nome negativado indevidamente e pode receber uma indenização por isso!
Sabemos que as dívidas podem ser um assunto complicado para muita gente.
Além disso, o número de brasileiros com nome negativado tem crescido ano após ano.
Dentre outros motivos, isso é reflexo de como a pandemia do Coronavírus afetou a maioria da população que já tinha uma renda baixa.
Como resultado dessa realidade, as dívidas aumentaram e 1,6 milhões de brasileiros tornaram-se inadimplentes em 2021, conforme o Serasa.
No entanto, para além desses dados, existem as pessoas que conseguem pagar uma dívida depois de muito esforço.
Mas algumas empresas não retiram o nome do consumidor do Serasa após o pagamento da dívida negativada.
Por isso pode surgir uma situação em que você pagou a dívida, mas seu nome continua no Serasa.
Leia também: Nível De Endividamento Dos Brasileiros Cai Pelo 2º Mês Consecutivo
Em primeiro lugar, se você se pergunta o que fazer na situação em que pagou a dívida, mas seu nome continua no Serasa, daremos algumas sugestões do que fazer!
Imagine que você finalmente conseguiu pagar aquela dívida, mas após consultar o CPF, percebeu que ainda estava negativado.
O que fazer depois que paguei a dívida e meu nome continua negativado? Calma, existe uma saída para isso!
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece um prazo de cinco dias úteis para o credor retirar o nome do cliente dos órgãos de proteção ao crédito.
A contagem do prazo começa, então, a partir da data do pagamento da dívida.
Entre em contato com a empresa credora
O primeiro passo é entrar em contato com a empresa credora para buscar saber qual o argumento para o ocorrido.
Realize uma reclamação no Procon, Reclame Aqui e/ou Consumidor.Gov
É interessante abrir reclamações por esses canais, relatando o ocorrido.
Isso te dará respaldo quando for buscar os seus direitos.
Por fim, busque os seus direitos: Ter o nome limpo e exigir uma indenização por danos morais
O seu contato com a empresa e as reclamações que registrar servirão como relatos para fomentar a busca por uma indenização.
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