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Com a pandemia de Covid-19, muita coisa na rotina dos brasileiros foi alterada.
Hábitos foram mudados, novas prioridades entraram em cena e diferentes gastos foram saindo da lista de importância.
Essa grande mudança mexeu principalmente nas compras com cartão de crédito.
Segundo a Abecs – Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços – um total de R$ 22 bilhões foram economizados em compras com cartão de crédito durante o mês de março.
De acordo com a instituição, o volume das vendas cresceu 3,4%, mas foi o menor crescimento registrado para o mês desde 2007.
Os dados da Abecs revelam que o volume total de vendas com cartão foi mais afetado nas capitais do país do que nas demais cidades.
O total de recursos transacionados nas capitais caiu, em média, 2,1%.
No restante dos municípios, houve um crescimento médio de 8%.
Esse movimento pode ter sido influenciado pela instauração de home office nos grandes centros, o que levou muitas pessoas a deixar de consumir em comércios e shoppings.
Apesar da desaceleração nas vendas totais, as compras não presenciais tiveram alta de 23,2% e chegaram ao montante de R$ 86,7 bilhões.
As compras remotas respondem por 29% das operações com cartão e, como consequência, o e-commerce cresce no Brasil impulsionado pelo distanciamento social e as restrições de comércio.
Apesar de todas as facilidades que os cartões de crédito oferecem, uma recente pesquisa da Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), revelou que 25,3% dos brasileiros estão endividados atualmente; e 77,6% das dívidas do país são provocadas justamente pelo mau uso do cartão de crédito.
Portanto, embora os números da economia com cartão de crédito seja muito positivo para o consumidor final, ainda vale lembrar a importância de fugir de compras por impulso, rever gastos desnecessários e priorizar compras de itens realmente úteis para atravessar este período de incerteza social, econômica e de saúde.
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