A pandemia de Covid-19 movimentou todos os setores da sociedade, especialmente o setor econômico.
Alguns hábitos de consumo mudaram completamente, levando segmentos ao crescimento como é o caso do e-commerce.
No entanto, o distanciamento social provocou mudanças, inclusive, no segmento bancário.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, em 2019, no Brasil havia cerca de 45 milhões de desbancarizados, ou seja, pessoas que não possuem nenhum tipo de vínculo com qualquer instituição financeira.
Com a pandemia, no entanto, foi registrada uma forte aceleração na abertura de contas digitais.
Esse movimento pode ser explicado especialmente devido à exclusividade dos pagamentos dos benefícios emergenciais do governo, impulsionando a bancarização da população de baixa renda em praticamente todos os estados brasileiros.
A adesão às contas digitais, de maneira geral, tem crescido no Brasil.
Recentemente, uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), em parceria com o Sebrae, revelou que 40% dos consumidores brasileiros usam cartão de crédito de conta digital.
Desse total, 55% dos entrevistados afirmam que preferem as contas bancárias digitais às contas tradicionais, abertas em agências.
Os motivos para essa preferência são inúmeros, mas o que especialmente se destaca são:
Gratuidade nas tarifas. Grande parte das contas digitais oferecem gratuidade de taxas para execução de serviços como transferências para outros bancos, saques e anuidade do cartão de crédito.
Essa condição atrai muitos brasileiros que se cansaram de pagar tarifas de manutenção e outras cobranças.
Aplicativos para gestão da conta. Como a abertura da conta digital é feita por meio de aplicativo, a própria gestão da conta também acontece direto na palma da mão, no celular.
Com poucos toques na tela é possível conferir o saldo da conta, o limite do cartão, o fechamento da fatura, e as opções de investimento que muitas instituições financeiras oferecem.
Contas personalizadas. Muitos bancos são patrocinadores de clubes de futebol e outras campanhas.
Para os torcedores e ativistas de diferentes causas é um grande diferencial ter um cartão de crédito e débito personalizado com a escuderia do clube ou as informações da campanha em questão.
Além disso, e muitos casos, o próprio aplicativo é personalizado.
Além desses, muitos outros benefícios podem ser encontrados na grande oferta de contas digitais disponíveis no mercado financeiro, com destaque para cartão internacional, descontos em lojas parceiras, dinheiro de volta em cada transação e muito mais.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…