O trabalho remoto forçado em função da pandemia da Covid-19 tem gerado inúmeros benefícios para os profissionais, como o fim da necessidade de deslocamento, a melhora de qualidade de vida e o aumento do tempo com familiares.
Por outro lado, de acordo com os dados da 12ª edição do Índice de Confiança da Robert Half (ICRH), 37% dos profissionais notaram piora na saúde mental e bem-estar durante o período da quarentena, enquanto outros 33% não perceberam diferença e os demais (11%) sentiram uma melhora.
Para minimizar os efeitos da pandemia na saúde mental e bem-estar, 53% dos profissionais têm buscado alternativas on-line.
A atividade física aparece como a principal (70%), seguida por meditação e mindfulness (25%) e terapia on-line (22%).
Em relação às iniciativas das empresas para apoiar os colaboradores neste sentido, outro estudo da Robert Half, O Impacto da Covid-19 nos Negócios, mostra que as principais medidas apontadas pelos executivos entrevistados foram:
1º – O uso de videoconferência para permitir que a alta administração transmita empatia e confiança aos funcionários.
2º – Desencorajar ou limitar horas extras para que os colaboradores possam manter um bom gerenciamento da vida pessoal-profissional.
3º – Benefícios para a saúde física e mental (por exemplo: bem-estar no local de trabalho, parcerias com academias ou academia própria, aulas de yoga, programas de mindfulness e resiliência).
4º – Oferecer oportunidades adicionais de treinamento voltadas ao desenvolvimento pessoal ou profissional.
5º- Oferecer aconselhamento confidencial.
“Naturalmente, a principal preocupação de muitos empresários e gestores é a reabertura. O cronograma e o escopo para que a força de trabalho volte ao escritório pode variar drasticamente de empresa para empresa.
O importante é lembrar que, em todos os casos, não será apenas uma questão de abrir as portas e deixar todos retornarem.
Uma abordagem cuidadosa e planejada para garantir a saúde, a segurança e o bem-estar de todos é o que fará a diferença neste momento e pode colaborar para aumentar a motivação e a lealdade dos colaboradores”, aponta Maria Eduarda Silveira, gerente de recrutamento da Robert Half.
Por Robert Half, É a primeira e maior empresa de recrutamento especializado no mundo.
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…