Paraíba

Paraíba divulga melhor previsão do PIB para 2022 no Brasil

Segundo estudo da MB Associados Análise Macroeconômica, a Paraíba registrou a maior projeção do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil neste ano. 

De acordo com este estudo, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) estima que o Brasil atingirá 1,4% em 2022, enquanto a previsão da Paraíba é superior a 4%.

No Nordeste, o mesmo percentual foi verificado em Sergipe, enquanto a menor projeção (inferior a 1%) ficou com Minas Gerais. 

Segundo Gilmar Martins, secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado, nos últimos anos, incluindo a liquidez, o controle da dívida e a geração de poupança corrente, tem permitido utilizar recursos próprios para a realização de novos investimentos, os negócios melhoram a infraestrutura local e o ambiente de negócios.

“Todos estes aspectos contribuem para o aumento da produção, desenvolvimento econômico e, consequentemente, estimula o crescimento do PIB”.

Ele afirmou ainda que é importante manter essa situação ao longo do tempo para que a Paraíba experimente um “crescimento econômico sustentável”.

“Os números indicam que o estado está no caminho correto, pois as análises sobre os resultados fiscais de 2021 apontam na direção da manutenção da Capag “A”, restando apenas a certificação por parte das Agências de Rating e da Secretaria do Tesouro Nacional”.

Rating A

O governo da Paraíba também obteve a maior pontuação na avaliação de capacidade de pagamento junto à Secretaria da Fazenda do Estado (STN), e obteve o Ranting, com base na última avaliação divulgada em junho de 2021, que consolidou sua eficiência na gestão fiscal e financeira de acordo com as análises de governo e de mercado.

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

4 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

5 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

6 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

8 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

9 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

9 horas ago