Empresas do grupo:

Início » Páscoa salgada: preços sobem até 83%. Ovos estão 15% mais caros

Páscoa salgada: preços sobem até 83%. Ovos estão 15% mais caros

por Ana Luzia Rodrigues
2 minutos ler
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Com a inflação em alta, o preço dos alimentos também disparou. O próximo feriado da Páscoa promete não ser nada doce para o orçamento do brasileiro. Faltando um mês para a celebração, será preciso adequar o cardápio da celebração conforme o preço dos alimentos.

Com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), os produtos mais consumidos no feriado acumularam uma inflação de até 83% nos últimos 12 meses, tendo fevereiro como base.

Chocolates tiveram aumento de 15%

Com reflexos da inflação brasileira e influência também do cenário internacional, os ovos de chocolate aumentaram, em média 15% em 2022. Produtos com personagens infantis chegaram a ter alta de 40% em relação ao ano passado.

Já os açúcares e derivados, usados em doces e sobremesas, acumularam uma alta de 19,85%. No caso do açúcar refinado, a variação chegou a 43,77%. A explicação dada para este reajuste tão alto do açúcar foi  o clima. Houve períodos de geadas de inverno e períodos de seca.

Outro produto muito procurado nesta época do ano é o bacalhau. O peixe é o principal item do almoço de Páscoa e teve uma alta de 6,26%. contudo, os preços são bem variáveis dependendo do estado.  Acompanhantes do bacalhau, o azeite e a azeitona também tiveram uma alta de 8,86% e 8,65%, respectivamente, enquanto o arroz seguiu o caminho inverso e teve queda de 17,92%.

O maior aumento, de 83%, veio da cenoura, usada em saladas e cozidos. Já o preço da batata-inglesa subiu 10,55%, enquanto a cebola teve uma leve elevação, de apenas 1,05%.

Os preços dos produtos também foram afetados pelas variações nas importações e exportações durante a pandemia de Covid-19. O frete também ficou mais caro devido ao aumento dos combustíveis e sempre afeta o preço final dos produtos.

O jeito será o brasileiro improvisar trocando os itens por outros mais em conta. O tamanho dos ovos também podem diminuir ou optar por fazer em casa. Este ano de 2022 o “coelhinho” estará bem mais magro. 

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More