Viajar de avião parece que não vai ser fácil em 2023, isso porque as passagens aéreas deverão subir de preço. Para quem já estava achando que elas estavam caras, é preciso se preparar para pagar mais caro no ano que vem. Foi o que revelou o levantamento Air Monitor 2023, realizado pela American Express Global Business Travel.
O valor das tarifas aéreas deve subir no mundo todo em 2023, segundo o levantamento. Os maiores ajustes devem ocorrer nas rotas da Ásia para Oceania, com aumento de 19,4% para a classe executiva. Nos voos entre Europa e Ásia, a alta será de 12% na econômica. Já na classe executiva, nos voos entre os continentes, o aumento será de 7,6% em média.
Leia Também: Trabalhei sem carteira assinada. Vou perder meus direitos no INSS?
Também há uma projeção de alta para as rotas da América do Norte para Europa. Entre esses continentes, o preço das passagens aéreas pode subir 3,7%.
A inflação deve ser a principal responsável pelos reajustes devido aos custos maiores dos combustíveis e restrições de capacidade. Outro motivo para o aumento foi o impacto causado pelo redirecionamento das rotas para evitar o espaço aéreo russo, que está fora dos limites de muitas companhias aéreas após a invasão da Ucrânia.
Isso fez acontecer um aumento de consumo de combustível e custos, já que o desvio pode acrescentar até três horas às viagens.
Desde 2020, com a chegada da pandemia, os preços das passagens aéreas subiram, obrigando as companhias aéreas a reduzir a capacidade. Os principais mercados, como EUA e Europa, enfrentaram obstáculos para responder ao crescimento da demanda quando as restrições foram suspensas.
Leia Também: How I Met Your Father: 2ª temporada estreia dia 24 de janeiro
Tudo indica que sim, isso porque, na Europa, as tarifas aéreas intrarregionais devem sofrer alta de 6% na classe executiva e 5,5% econômica no ano que vem.
Já na América do Norte, também há projeção de aumento, mas não tão acentuada quanto a da Europa. A expectativa é que as passagens aéreas intrarregionais nesse continente devem subir cerca de 3% tanto na classe executiva quanto na econômica.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…