Por: Alessandro Fernandes
O processo de solicitação de isenção de impostos para PcD (Pessoas com Deficiência) para comprar carro era bem complicado no final da década passada. Hoje a coisa está bem mais simples. Com a informatização dos processos, quem for solicitar a isenção para PcD só precisa sair de casa para fazer o laudo médico que atesta sua deficiência. Vamos mostrar, passo a passo, como obter a isenção do IPI por conta própria.
O processo é simples: bastar imprimir alguns formulários, escanear outros e enviar tudo pela Internet (um salve para a tecnologia!). Com todos os documentos em mão, é possível solicitar em menos de 15 minutos! Não justifica pagar valores que chegam a quatro dígitos para um despachante resolver com alguns cliques.
Acho um absurdo o que alguns despachantes cobram de deficientes, que em muitos casos não estão podendo gastar muito. Estou trocando de carro e quando fui fazer o processo complementar para solicitação de isenção de ICMS do Estado de São Paulo, após tirar sozinho a isenção de MG, e só por curiosidade perguntei quanto um despachante cobrava, quase caí para trás: R$ 580! Fui ver como era e bastou enviar quatro documentos pelo site em 5 minutos e pronto! Foi deferido e economizei uma grana.
Prazos
O resultado da isenção de IPI para PcD sai em três dias úteis, e da isenção PcD de ICMS sai entre uma semana e dois meses – como é um processo estadual, o prazo varia muito de estado para estado e de acordo com a demanda. Com as isenções em mãos, é só fazer o pedido do carro, e tem montadora que entrega em quinze dias. Portanto, se planejar bem, do início do processo ao recebimento do carro, pode levar pouco mais de um mês!
E os processos são simples e intuitivos. Está tudo explicado nos próprios sites em que se faz os requerimentos
Para solicitar a isenção do IPI (imposto federal), há orientações e modelos no site da Receita Federal (link aqui) e para o imposto estadual, cada Estado tem seu site. As solicitações são feitas através de links nos sites que levam a sistemas próprios.
Passo a passo de como obter isenção de IPI:
- Obtenha o laudo médico em conformidade com o Anexo V da Receita Federal;
- Preencher corretamente as informações requeridas no SISEN.
O SISEN
O sistema da Receita Federal para solicitar a isenção de IPI para PcD se chama SISEN e o processo é bem intuitivo. O único documento que é necessário enviar é o laudo médico escaneado. Todas as outras informações, o próprio sistema busca na base de dados da Receita.
Porém, a maior dúvida surge justamente no único documento que precisamos providenciar, o laudo médico. Ele deve ser assinado por dois médicos credenciados no SUS e pelo responsável pela unidade de saúde em que estes médicos trabalham, seja ela um posto de saúde, uma clínica médica ou um hospital. E todos estes precisam informar no laudo o seu CPF. E ainda é preciso constar o CNPJ desta unidade.
Como obter o laudo médico para isenção de PcD
O primeiro passo, e o maior complicador da isenção de IPI é conseguir o laudo médico correto, que deve ser feito seguindo o modelo do Anexo V da Receita Federal (clique aqui para baixá-lo).
O melhor lugar para solicitar este laudo é no Hospital Sarah Kubitchek. Lá eles já estão acostumados a fazer esse tipo de laudo e emitem utilizando o modelo do Anexo V, e já assinam e carimbam corretamente. Quem é atendido por lá pode pedir pelo site, basta fazer login, buscar pelo menu “Laudos e Relatórios Médicos” e fazer a solicitação. E então é só aguardar: demora de 15 a 60 dias.
Para quem não tem acesso ao Hospital Sarah, é possível solicitar em um Posto de Saúde ou Clínica Médica que tenha médicos que sejam credenciados também no SUS. Para fazer isto basta imprimir o Anexo V, levar a um posto de saúde ou clínica, e pedir que os médicos preencham, são dois que assinam mais o responsável pela unidade de saúde.
O ideal é que pelo menos um dos médicos seja especializado na patologia em questão, se a deficiência for uma lesão medular, que seja um neurologista ou neurocirurgião, se for amputação, que seja um ortopedista.
Como solicitar a isenção de IPI para PcD no SISEN
O passo seguinte é acessar o sistema da Receita Federal que concentra estas solicitações, o SISEN (neste link). Ao entrar no site, há, no topo, três opções; para iniciar é preciso clicar na primeira, “Requerimento”. Você será direcionado para a tela de login, se não tiver cadastro, será preciso clicar em “Primeiro acesso?”
Após fazer o cadastro, receberá um código de acesso para entrar no sistema. Com ele em mãos, volte à página principal do SISEN e clique em Requerimento. Entre no sistema e abaixo da pergunta “Deseja fazer um novo Requerimento?” clique em “IPI”.
Se for deficiente não condutor, é necessário marcar a opção “Quero exercer o papel de representante legal…”. Se for condutor, é necessário já ter alterado a CNH no Detran.
Em seguida, abre-se uma caixa de diálogo, e é só clicar em “Pessoa com deficiência” e aí inicia-se o processo. É só seguir os passos do sistema, selecionando o tipo de deficiência, entrar com os dados de endereço (basta digitar o CEP e o sistema busca o endereço) e contato e clicar em “Próximo”.
A tela seguinte é para preencher a lista de condutores autorizados, que só precisa preencher se o requerente for não condutor. Sendo condutor, deixe em branco. Depois, basta clicar nas opções de disponibilidade financeira e regularidade fiscal e clicar em “Próximo”.
A próxima tela contém os dados da deficiência, que estão relacionados no Laudo Médico do Anexo V. Basta ir clicando nas opções relacionadas às limitações da deficiência do requerente seguindo o que está no laudo. Importante aqui é entrar com os CIDs corretamente, basta digitar os números do CID sem ponto e clicar em “Incluir”.
Logo abaixo, é necessário entrar com os CPFs dos médicos, e também com o CNPJ da unidade. É só digitar os números e dar “Enter” ou “Tab” no teclado que o sistema puxa os nomes.
Depois tem que escolher qual o Tipo de Serviço Médico, ou seja da unidade de saúde na qual foi pego o laudo. Para finalizar esta parte, entre com o CPF do responsável pela unidade de saúde e com a data em que o laudo foi emitido, e em seguida clique em “Próximo”.
A tela seguinte é para anexar o Laudo Médico, emitido no padrão do Anexo V. O arquivo precisa ser no formato PDF e não pode ser maior do que 2 MB (megabites). Basta clicar em Selecionar Arquivo e escolher ele no seu computador. Assim que acabar de anexar, aparece o nome do arquivo em verde. Aí é só clicar em “Próximo”.
A última tela é para conferir os dados que foram registrados no requerimento, basta verificar tudo se está correto, selecionar no texto “Declaro estar ciente…” e clicar em “Confirmar”.
Aguarde 3 dias úteis
Pronto, a solicitação de isenção foi realizada com sucesso. Guarde o número do protocolo e então é só aguardar. O resultado sai em 72 horas úteis, ou seja, 3 dias úteis. Você recebe um e-mail dizendo que a isenção de IPI foi deferida, aí você entra novamente no SISEN, identifica que foi deferida e clica em uma seta no canto para baixar o arquivo. Aí é só levar na concessionária junto com a isenção de ICMS e comprar seu carro com isenção.
Fonte: AutoPapo
15 comentários
A mais de 10 anos me aposentei porque tenho tedenite fiz cirurgia mais as vezes ainda sinto dor em movimentos repetitivos será quê tenho direito de compra corro zero .com esses descontos?
nos procure RICARDO ISENÇÕES !!! 44 984228408
Meu pai tem auzamer pode ter o desconto pcd
Ola
Faz mais d um ano q meu marido vem tentando a isenção e não consegue. Já até pagou uma advogada é nada.
Ele tem todos os documentos (q não são poucos) exames, baixa hospitalar, tudo e não consegue. Fico indignada porque ele tem muita dificuldade para caminhar, ele perde o movimento das pernas e tem q se segurar para não cair. Caminha um pouquinho e para. Ele vai fazer 70 anos.
No laudo médico diz q ele tem hérnia d disco, bico d papagaio e monoparesia e o médico q fez a perícia disse q ele não tem direito, q ele não tem monoparesia.
Meu marido ficou o da vida e diz q só quer q ele sinta a dor q ele tem, que nem precisa ser mais forte. Só sentindo igual a dele já está bom.
E o pior é q sabemos q tem muiiitaaa gente q não necessita e consegue.
Detalhe, toda a documentação do meu marido é do SUS pois ele não tem plano d saúde.
Me digam como ele poderia inventar laudos, baixa hospitalar e exames d imagem?!
INDIGNADA!
Bom dia, tenho 65 anos acabei de aposentar por idade, sou diabético, fiz uma cirurgia em janeiro de 2020 para retirada de um anel visicular, so que deu complicações, e o médico descobriu que tenho cirrose hepática, pressão alta. etc
Será que consigo comprar o carro com desconto
Nao foi relatado nas instrucoes acima, que a Concessionaria ira requerer dentre os documentos a serem entregues na encomenda do carro, o ANEXO V.
Pode informar a respeito desse item e elaboracao.
Quero falar tambem nao dou conta de passar machas pois tenho muitas dores no peito pois eu coloquei encherto bouvino no coração
Eu fiz uma grande cirugia no coração retirei um tumor so que fiquei impossibilitada de pegar 5 kilos nao posso mais fazer esforço físico e tenho muita tor no peito e muitas dores nas costas pois alem disso tenho problema cerio na coluna queria saber se tenho direito nessa insenssa do IPVA
Bom dia pra eu conseguir o preenchimento do formulário dos médicos e instituição vou precisar ir ao hospital ou pode ser feito pelo site,desde já agradeço ???
Vcs tem bpc ou aposentadoria?
Quem tem hérnia de disco Extrusa tem direito a isenção dos 30% na compra do veículo.
Alguem sabe me dizer como faço para cancelar uma autorização deferida para compra de carro PCD…MOTIVO: depois que peguei a autorização a concessionária aumentou o preço do carro…..porisso comprar um carro de outra marca e para isso tenho que refazer o processo do ICM, porem antes de refazer é necessário cancelar a autorização já DEFERIDA….se alguem puder me ajudar eu agradeço muito.
Se a mastectomia foi em decorrência de neoplasia maligna poderá sim…
Não é a doença em si, mas as limitações que a doença ocasiona. Se, em virtude da cirurgia ela tiver limitações de movimento que atrapalhem dirigir um carro comum . Sim , ela consegue ter direito .
Bom dia,
A respeito do passo a passo sobre a isenção de IPI, eu tenho a seguinte dúvida, minha esposa fez mastectomia com esvaziamento da axila em um Hospital particular (casa de saúde de Santos), nesse caso eu poderia ir em um hospital do SUS com o laudo do médico e pedir para eles preencherem o anexo V e assinarem?