Home Chamadas Pedido de auxílio-doença indeferido INSS, o que fazer?

Pedido de auxílio-doença indeferido INSS, o que fazer?

por Ricardo de Freitas
6 minutos ler

A Previdência Social, ou INSS, é conhecido por ser um plano de longo prazo que traz diversas possibilidades e benefícios para o trabalhador brasileiro.

Dentro desses recursos, está o auxílio doença, que pode ser a chave para aquele segurado que se encontra em uma situação complicada da sua vida.

Então, se você não sabe o que é o auxílio doença ou o que significa quando ele é indeferido pelo INSS, chegou a hora de acabar com todas as suas dúvidas.

Vamos lá?

Auxílio doença o que é

O auxílio doença é destinado para aqueles trabalhadores e segurados do INSS que estejam temporariamente incapazes de realizar as suas atividades, ou seja, não podem trabalhar.

Esse benefício é liberado a partir de uma perícia médica que é agendada através da plataforma online da previdência social e realizada em alguma das agências.

Nessa perícia, o segurado passa por um perito ou médico que vai avaliar os seus documentos e a sua condição de saúde, para liberar ou não o benefício.

Entre os principais documentos solicitados e que podem te ajudar a conseguir esse auxílio, estão os laudos, exames, atestados e relatórios médicos.

Para o auxílio ser realmente comprovado, o segurado precisa ter a carência de 12 contribuições, ter a qualidade de segurado e realizar o exame da perícia.

Vale lembrar que o auxílio doença é destinado para os trabalhadores que sofram algum tipo de acidente ou descubram alguma doença e que deve manter o afastamento do trabalho devido a tratamento, recomendações ou incapacidade.

Existem alguns casos em que os trabalhadores conseguem receber o auxílio doença mesmo sem ser um contribuindo do INSS, sendo necessário a avaliação do caso.

Auxílio doença indeferido

Depois de saber exatamente o que é o auxílio doença, você deve estar se perguntando o que significa quando ele é dito como indeferido.

Para começar, você deve saber que indeferido se refere a um recurso dado por alguma decisão.

Isso significa que quando o pedido de auxílio doença é indeferido, quer dizer que o trabalhador não concorda com a decisão que a previdência teve e vai gerar um recurso para esse resultado.

De forma bem simples, o auxílio doença indeferido é quando o trabalhador recebe uma resposta negativa quanto ao pedido do benefício e, por não concordar, resolve recorrer a decisão.

Quando o pedido é indeferido, o trabalhador deve apresentar o recurso escrito e assinado.

Dessa maneira, você vai apresentar de forma registrada os motivos que o levam a discordar da decisão da previdência social, baseado na legislação que apoia esse recurso.

Então, 30 dias depois que você teve conhecimento sobre a decisão do INSS é o prazo máximo para enviar o seu pedido de recurso.

Você pode fazer o envio de informações através de uma agência ou através dos correios para a agência da previdência que emitiu o resultado.

Se você enviar pelos correios, é necessário que todas as cópias dos documentos sejam autenticadas e que não seja enviado nenhum documento original.

Os documentos que devem ser apresentados se referem a RG ou CNH com foto, número de CPF e o formulário de recurso.

Caso você tenha alguma dúvida sobre o formulário, é possível baixar um modelo diretamente na plataforma oficial do INSS.

Vale ressaltar que depois que o recurso recebeu um número de protocolo, você não vai conseguir fazer a consulta dos documentos através do site da previdência.

Por isso, você vai precisar ir até uma das agências da previdência social para obter qualquer documento.

Entretanto, é possível acompanhar o andamento do recurso no site recursos da previdência através do número do protocolo, número do CPF e o número do benefício referente aquele recurso.

O recurso também pode ser destinado para aqueles trabalhadores que querem solicitar a prorrogação do benefício, ou seja, você está recebendo o auxílio doença e sabe que ele será cortado.

Recurso

Nesse caso, é preciso entrar com o recurso de prorrogação 15 dias antes do fim do auxílio.

Para entrar com esse PR, ou Pedido de Reconsideração, é possível fazer o recurso através da plataforma oficial da previdência ou através da central de atendimento (135).

O pedido de prorrogação do benefício pode ser feito várias vezes, mesmo depois que ele já tenha sido prorrogado, desde que a data do recurso seja de 15 dias antes do fim do benefício.

Porém, o pedido de reconsideração uma vez em até 30 dias depois que o segurado tiver uma resposta do INSS com a resposta negativa referente a prorrogação do benefício.

Dentro de todas essas especificações para recorrer a decisão da previdência social, o trabalhador terá de ir até as perícias marcadas junto com os documentos que comprovem a necessidade de prorrogação.

Dessa forma, o perito vai avaliar o seu pedido de indeferido através de toda documentação médica que ele já tem junto aos documentos atualizados que você vai fornecer.

Assim, será mais fácil de você conseguir chegar até a resposta que precisa e conseguir receber o seu auxílio doença por um prazo maior.

Conclusão

Agora que você já conhece o auxílio doença e sabe exatamente o que significa quando esse processo é indeferido pelo INSS, não perca a oportunidade de garantir o seu benefício.

O auxílio doença é um direito de todo trabalhador brasileiro, para garantir que a sua saúde física e mental seja preservada e que você não precise trabalhar quando estiver no meio de um tratamento ou com algum tipo de incapacidade.

Então, não perca tempo achando que não é possível fazer nada após uma resposta negativa da previdência e entre com os recursos necessários para garantir o seu benefício.

Fonte: Vitório Netto Advocacia

Você também pode gostar

11 comentários

Luís Fagundes 13/02/2021 - 14:39

Tive um AVC isquêmico em julho/19, fiquei com sequelas irreversíveis, consegui o benefício de auxílio doença no INSS, durou até ontem 12/02/21 quando tive nova perícia e foi indeferido meu pedido. Tenho limitações no lado esquerdo, tenho sequela de tonturas e vertigens o médico perito nem leu os laudos dos neurologistas que levei juntamente com tomografia atualizada, simplesmente negou minha renovação. O que faço,dependo do benefício pois não tenho condições clínicas pra voltar a trabalhar?

Responder
Anônimo 10/02/2021 - 16:40

Sou gabriela tenho dores de cabeca cronica enchaqueca graves e tenho convulcao desmaio muito e tenho deficiencia intelectual e tomo 10 remedios por dias e eles so me da indeferido esse inss mao tem coracao mao mao pessa em deus mao mao tem remorco mao eu fico com o olho todo rodando de tanto remedio so deus

Responder
Elaine Fernandes Rodrigues Kaiahara 07/10/2020 - 11:00

Estou a quase três meses esperando perícia médica e foram desmarcadas duas vezes…daí me ligaram pedindo pra fazer pelo 135 e colocar a opção antecipação, daí o resultado saiu o deferido… não sei como fazer porque nenhum lugar dão assistência, e quando dão não fica claro

Responder
Maria Helena Serafim Boa Sorte 15/09/2020 - 09:06

Estou afastada desde 2016 por movimentos repetitivos, mas meu auxílio doença foi indeferido em 08/02/20, mas eu já não recebia meu benefício desde abril de 2018, não entendo como pode alguém que paga o INSS para ter assistência durante uma doença ficar sem ajuda nenhuma do INSS, estou esperando o recurso do indeferimento mas aí veio a pandemia e eu fiquei sem assistência, o que fazer? Já estou em idade de aposentar e nem isso posso ter do inss

Responder
Anônimo 31/07/2020 - 15:46

Meu caso foi meu médico fez minha histerectomia é ele não me deu atestado daí fui pedir pra ele daí o atestado que ele e deu tá como se Eu estivesse exigindo dele a testado sabe não como laudo médico daí não aceitaram daí vou fica em casa sem auxílio sem emprego por que onde eu trabalho eles querem atestado mais oq ele me deu não serve

Responder
Rosângela 10/06/2020 - 21:19

Estou dois meses esperando a perícia médica do INSS e saiu o resultado : indeferido, mas preciso voltar ao trabalho .como faço?

Responder
Álvaro Ferreira de Freitas 21/02/2020 - 19:12

Tenho bpc loas estava na clínica internado a vários anos decorrentes minha mãe recebia meu benefício nunca me ajudou agora estou emuma união estável fui no inss com vários laudos médicos fiquei sabendo que já estou aposentado a seis anos pedi ao juiz que minha esposa fosse minha curadora provisória até que saiu a guarda definitiva o INSS me pagou 6 meses agora está em análise a 7 meses sou doente e não tenho mais condições de trabalhar sofri 3 acidentes 1braço,2joelhos1pe quebrados invalidez pro resto da vidaalguem tem alguma resposta whatsapp 62 982979922 alvaro

Responder
Reginaldo 19/02/2020 - 05:21

Meu caso foi assim. Meu médico me afastou por 90 dias fui por INSS fiz a perícia e passei quando foi na data de eu voltar eu não consegui trabalhar da aí então fui no meu médico ele me afastou novamente por 90 dias da aí eu entrei com prorrogação no dia 3 de Janeiro foi marcada outra perícia da aí então eu fui pra nova perícia no dia 18 de janeiro aí eu fui reprovado e em março tenho q voltar ao trabalho, eu queria saber oq eu tenho q fazer pq eu n tenho condição de trabalhar pq tou com problema no joelho,ernia de disco na colona,e buciti no ombro? Meu ZAP 65999201879 obgd boa noite

Responder
Elisa M da Silva de Santana 05/02/2020 - 15:40

Fiz 3 perícia foi negadas , estou 5 meses se receber da firma e o INSS não aceita meu laudo , estou com inflação nos joelhos e terei que oprerar operar o joelho direito mas o INSS me recuso pela terceira vez e a firma diz que não tem obrigação de me pagar ,por favor me ajude .meu Zap 21 994807151

Responder
Marina de Abreu Ribeiro Guimarães 21/11/2019 - 13:38

Eu fiz um pedido de prorrogação no inss e eu fui na perícia médica e o resultado foi indeferido o que devo fazer

Responder
Maria Patricia cena de solza 21/11/2019 - 00:43

É muito injusto oque fazem com a gente meu caso tenho depressao fortissima fibromealgia dores pelo corpo tdo sinto .eu corpo sangrando ñ tenho força pra nda e deu indeferido como viver tomando 4 comprimidos por dia e vivendo no meio das pessoas como se ñ tivesse nda só ando dopada e isso ñ é nda pra eles sinto tanta dor só deus mesmo viu pra cuidar de nós pq o resto sao tdo anbicioso só pensao em sí.meu deus onde vamos parar Brasil

Responder

Leave a Comment

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More