Diariamente lidamos com esta questão. O cliente chega no escritório, necessitando ajuizar uma ação de pedido de pensão alimentícia, muitas vezes até cumulada com divórcio, e já chega com a seguinte indagação: “A pensão é 30% do salário né dr.?”.
NÃO. Essa interpretação está equivocada.
É importante mencionar que não há nenhuma lei que fale sobre percentual do pagamento da pensão alimentícia, nem mesmo sobre qual valor ela incide.
Embora muitos casos possam fixar como devido o valor de 30%, essa não é a regra.
Mas se não é 30%, qual é o valor que posso cobrar, ou que devo pagar?
Para apurar esse valor, devemos analisar primeiramente dois fatores: A capacidade do pagador e a necessidade do alimentado.
Não há, por exemplo, como requerer 30% do salário quando o alimentante (quem deve pagar a pensão) viva com um salário mínimo, já pague outra pensão, e ainda necessita pagar aluguel.
Já em outro exemplo, quando alimentante possua um alto salário, 30% sobre os seus rendimentos possa ser considerado excessivo.
Não há regras fixas. Em alguns processos que atuamos, já verificamos processos de 15% a 50% da renda.
É muito importante buscar um advogado especialista no assunto para que possa lhe assessorar.
Existem várias possibilidades que podem “melhorar” o recebimento de sua pensão, como por exemplo, o pedido de desconto em folha de pagamento, e ainda ser requerido que o valor incida sobre o 13º salário e sobre as férias.
Neste sentido, o valor correto da pensão alimentícia é aquele que será ou foi estabelecido pelo juiz na sentença da ação de alimentos, ou então estabelecido através de acordo. Ou seja, este valor é individual e cada pessoa tem a sua sentença.
Conteúdo original por Rafael Heitor Fornari – www.advocaciafornari.adv.br – www.instagram.com/advocaciafornari
O Brasil possui um número crescente de Microempreendedores Individuais (MEIs), atraídos pela simplicidade do processo…
Desde sua criação em 1994, o Real trouxe consigo a promessa de estabilidade econômica após…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é conhecido principalmente por garantir a aposentadoria aos…
Uma nova proposta do governo pode limitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, modalidade em…
O Bolsa Família, programa social administrado pela Caixa Econômica Federal, segue um calendário específico para…
A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) anunciou, nesta segunda-feira (4), o lançamento dos Editais PGDAU…
View Comments
30% tem condições sim, vc ja viu o quanto um filho gasta? Se não ta dando pra resolver as coisas de casa fia procure emprego pra ajudar, não é responsabilidade dele lhe sustentar é responsabilidade dele sustentar o filho dele, 30% não da pra quase nadaaa criança gasta demaiss, certeza que a mãe se vira pra completar.
Meu Esposo tem um filho fora do casamento, no momento ele recebe 999 pagamos aluguel, água, luz , e as despesas , queria muito saber qual valor ele seria que dar , de pensão, pois 30% Ele não tem condições de dar