Tem direito a pensão por morte, os dependentes do segurado do INSS, que vier a óbito ou, em caso de desaparecimento, tiver sua morte presumida declarada judicialmente. Como, cônjuge, companheiro, filhos e enteados menores de 21 anos ou inválidos, desde que não sejam emancipados. Pais, irmãos não emancipados, menores de 21 anos, ou inválidos, de beneficiário que era aposentado ou trabalhador urbano.
Pagamento:
O pagamento da pensão por morte, será de 50% do valor da aposentadoria, acrescido de 10% para cada dependente, vejamos:
Nos casos em que o segurado falecido, não era aposentado, o INSS continuará a estimar o valor da aposentadoria por invalidez, de acordo com as novas regras, que o segurado falecido teria direito na data do óbito, para a partir disso, calcular o valor da pensão por morte.
Cônjuges ou companheiros de policiais, e de agentes penitenciários que morrerem por agressão sofrida em decorrência do trabalho, terão direito à pensão integral do valor correspondente à remuneração do cargo.
Documentos originais necessários:
É importante ressaltar, que a pensão por morte de companheiro ou cônjuge, poderá ser acumulada com a pensão por morte de filho.
Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?
Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Conteúdo original Mayara Silva Advocacia
A declaração do Imposto de Renda (IR) é uma obrigação anual dos contribuintes brasileiros, que…
O mercado de apostas online no Brasil tem crescido exponencialmente nos últimos anos, impulsionado pela…
Se você é contador, com toda certeza está cansado de explicar para os seus clientes…
Se você está desistindo do seu Microempreendedor Individual (MEI) e já decidiu que vai encerrar…
O Brasil possui um número crescente de Microempreendedores Individuais (MEIs), atraídos pela simplicidade do processo…
Desde sua criação em 1994, o Real trouxe consigo a promessa de estabilidade econômica após…