Chamadas

Pente-Fino do INSS: Benefícios serão revisados até 2022

De acordo com dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), somente neste ano, cerca de 254 mil benefícios já foram suspensos ou cancelados.

A Secretaria da Previdência já deu início a uma nova fase de revisão de benefícios por invalidez, onde será feita a reavaliação da capacidade para o trabalho dos cidadãos que recebem o auxílio-doença e aposentadoria por invalidez por um período mínimo de seis meses. Posteriormente, serão convocadas as pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e isenções tributárias.

“Quando a pessoa ganha alta do INSS e ainda não está apta a voltar ao trabalho, não quer dizer que essa decisão é definitiva. A lei dá o direito de questionar o resultado da perícia do INSS mas, para isso, é preciso fazer novos documentos e buscar uma boa orientação para os devidos encaminhamentos no INSS e evitar mais prejuízos”, afirma o advogado, especialista em direito previdenciário,

Ainda não há uma estimativa de quantos beneficiários serão convocados para as novas perícias. Contudo, a previsão é de que as revisões ocorram até o fim de 2020, podendo ser prorrogadas por mais dois anos, se estendendo até 2022.

A revisão dos benefícios concedidos pela Previdência faz parte do intitulado “pente-fino do INSS” com o objetivo de combater fraudes e irregularidades.

“Nem todos os benefícios que foram cancelados estão incorretos ou com indícios de fraudes. Às vezes é uma questão de documentação, outras é falta de algum exame ou atestado mais recente”,



Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?

Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.



Conteúdo original por Marcos Roberto Schafer

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

6 motivos que cancelam o seu MEI

O regime MEI (Micro Empreendedor Individual) foi estruturado pelo Governo Federal para garantir que trabalhadores…

3 horas ago

EQT 1/2025: entenda o que é e como funciona

Se você é estudante de Ciências Contábeis com dúvidas ou uma profissional de contabilidade, é…

4 horas ago

Quando converter MOV para MP4 é a melhor opção para facilitar seu trabalho com vídeos

Em um mundo cada vez mais digital, os vídeos estão presentes em todos os lugares,…

4 horas ago

Bancos em alerta máximo com nova ameaça digital; conheça a TrickMo

Se tem uma coisa que ninguém quer é ver sua conta bancária comprometida, mas as…

5 horas ago

Quem pode e quem não pode sacar a multa de 40% do FGTS?

O Fundo de Garantia do Tempo por Serviço (FGTS) é um direito do trabalhador com…

5 horas ago

Alguém tem que pagar! Para quem ficam as dívidas do parente falecido

Perder um ente querido já é um momento complicado, mas quando surgem dúvidas sobre as…

5 horas ago