Muitos trabalhadores desejam obter uma renda extra e como maneira de formalizar seu empreendimento buscam se tornar Microempreendedores Individuais.
Porém nesse momento surgem várias dúvidas. Será que perco benefícios ao me registrar como MEI? Como ficam meus direitos trabalhistas?
Calma, que é isso que vamos te explicar no artigo de hoje, confira quais direitos o é possível perder ao se registrar como MEI.
Existem pessoas que estão recebendo benefícios do INSS e ao aderir a modalidade MEI, podem ter seu benefício suspenso na abertura do negócio, confira:
Auxílio-Doença: caso esteja recebendo esse benefício ele será suspenso, pois ele é pago aqueles que se encontram incapazes para as atividades laborais, ao abrir o CNPJ, o beneficiário será considerado apto para retornar às atividades laborais.
Aposentado por invalidez: assim como no caso do auxílio-doença, aquele que recebe a aposentadoria por invalidez e abre o CNPJ é considerado apto para retomar as atividades laborais.
Recebimento de pensão pela tutela de menor de idade: quando o menor recebe um benefício de assistência por exemplo existem casos onde o benefício pode vir a ser suspenso, porém é necessário que o tutor esteja recebendo a renda que ultrapasse o valor para ter direito ao benefício.
Esse é um dos maiores receios daqueles que trabalham com carteira assinada e buscam abrir um empreendimento e se tornar MEI para complementar a renda.
Aquele que deseja se tornar MEI e possui emprego de carteira assinada, não perde direito aos seus benefícios, no entanto alguns critérios para ter acesso a alguns benefícios podem mudar, como é o caso do FGTS, PIS e o seguro desemprego, entenda mais sobre como ficam esses benefícios abaixo.
FGTS: o fundo de garantia é um direito do trabalho que empenha suas atividades sob o regime da CLT, por isso se você abrir uma MEI mas se mantiver trabalhando de carteira assinada, a empresa que o emprega continuará depositando os valores que são seus por direito e será possível o saque do fundo de garantia conforme as situações previstas pela legislação.
PIS: mesmo abrindo um MEI o trabalhador de carteira assinada pode ter direito de receber o PIS, no intentando é necessário que ele se enquadra nos requisitos do abono para ter direito, sendo eles:
Seguro desemprego: o MEI não tem direito ao seguro-desemprego, entretanto quando possui o registo na CLT ele pode sim direito ao seguro, porém terá que comprar que o negócio aberto não rende lucros o bastante para gerar seu sustento.
Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar.
Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.
E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio.
Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…