Demora no INSS: Advogada Esclarece Dúvidas sobre Aposentadorias e Precatórios no Bom Dia Cidade / Imagem freepik / editado por Jornal Contábil
A perícia do INSS é o momento de muita aflição para a maioria dos segurados que necessitam do benefício, mesmo que eles possuam uma incapacidade permanente ou temporária, a incerteza pode incomodar.
Existem algumas etapas até um benefício ser concedido, os segurados precisam cumprir todas elas, da solicitação até a perícia, para conseguirem a um benefício. Ter um direito negado é o medo de milhões de pessoas.
Confira os próximos tópicos e entenda melhor quais são os critérios de avaliação da perícia médica do INSS.
Segundo o INSS, o objetivo da perícia é verificar se o segurado tem direito ao benefício temporário ou permanente. O perito médico federal analisará toda documentação apresentada e a condição do paciente.
No atendimento em um dos postos do INSS, o médico avaliará os documentos médicos que comprovem a incapacidade para o trabalho. Ser avaliado por um perito médico federal, esta é uma oportunidade do segurado apresentar todos os documentos que comprovem seu estado de saúde.
Atualmente não são todos os segurados que precisam realizar perícia médica presencial, a maioria dos novos solicitantes vão apenas enviar a documentação solicitada pelo aplicativo ou em um dos postos de atendimento.
O perito está ali para ter certeza que você tem direito ao benefício, com base na legislação vigente, ele irá te avaliar. Portanto, você precisa deixar claro quais são os seus sintomas e apresentar todas as provas que você tem acesso.
Os médicos do INSS avaliarão se o trabalhador tem direito a auxílio-doença, segundo os requisitos previstos na legislação vigente, considerando os fatores econômicos, sociais e laborais
O perito verificará a sua saúde física, lesões antigas, queixas psicológicas ou transtornos que influenciem na saúde do segurado. O médico precisa da data de diagnóstico, medicamentos utilizados, tratamentos anteriores, exames realizados e resultados obtidos recentemente.
Leve toda a documentação que comprove seu estado de saúde, atestados, receitas, tudo! Além disso, se queixe para o perito de qualquer sintoma que esteja afetando a sua saúde, não fique calado, ele precisa saber.
Quaisquer doenças ou dores que você já teve e quaisquer sintomas que você esteja sentindo, o médico precisa saber para te avaliar. Além disso, o perito pode pedir que você faça alguns exercícios simples para ele te avaliar melhor.
Não fique calado e apresente toda a documentação necessária, essas são as maneiras de evitar que a sua solicitação seja negada.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…