O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), liberou a partir desta quinta-feira, 17, os agendamentos para os segurados que precisam realizar perícias médicas.
Ao todo, 92 agências do INSS (nenhuma no Rio de Janeiro), foram vistoriadas e autorizadas a retornar às atividades, de acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.
No que se refere aos peritos que se recusaram a retornar às atividades, o Governo Federal informou que, estes terão o ponto cortado.
Em contrapartida, os médicos alegam não reconhecerem a vistoria realizada e não dão importância à ameaça.
Visando promover maior segurança a todos, o INSS tem executado inspeções em todas as salas de atendimento de perícia médica do Brasil, a fim de, averiguar se os locais estão dentro das normas para voltar a realizar os exames presenciais.
Porém, os peritos consideram essa fiscalização ilegítima diante do entendimento de que, no momento, não há condições sanitárias que possibilitam o referido retorno.
Já a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP), informou que não foi convidada a fazer parte da vistoria realizada em algumas agências do INSS entre a última terça e quarta-feira (15 e 16).
Além disso, a associação afirmou que foi convocada somente para acompanhar uma inspeção prévia realizada pelo instituto, a qual não deveria ter sido feita, pois:
“Vistoria será apenas quando a SPMF [Subsecretaria da Perícia Médica Federal], que detém o conhecimento técnico, for demandada para verificar as agências com a lista de checagem original usada na semana passada, feita de comum acordo entre a categoria e o Governo, e que foi ardilosamente adulterada pelo presidente do INSS e o secretário da Previdência para promover uma farsa pública perante a nação.
Vidas humanas têm que ser respeitadas.
O direito à vida e à segurança sanitária dos servidores, usuários do INSS e cidadãos em geral são itens inegociáveis”, declarou a ANMP em nota.
Segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, os peritos médicos federais já estão sendo notificados sobre a autorização que libera os consultórios junto às agências do INSS, bem como, a reabertura dos agendamentos das perícias.
Portanto, se algum perito não retornar ao trabalho presencial sem apresentar nenhuma justificativa, a pasta informa que realizará o corte de ponto.
“Caso algum perito apto ao trabalho presencial não compareça para o serviço sem justificativa, terá registro de falta não justificada.
A falta não justificada implica em desconto da remuneração e pode resultar em processo administrativo disciplinar, se caracterizada a inassiduidade”, ressaltou a Secretaria.
Na oportunidade, a ANMP declarou não estar fazendo corpo mole.
“Queremos que o INSS faça o mínimo. Não seremos ameaçados com o corte de salário, se é a nossa vida e a da população que estão em jogo.
O INSS sempre teve estrutura precária, e estávamos lá, mas agora pedimos o mínimo de segurança”, afirmou o vice-presidente da entidade, Francisco Cardoso.
A associação responsável por representar os médicos peritos alega que outras inspeções em momentos anteriores já haviam sido realizadas, estas, nos dias 8 e 9 de setembro.
Na ocasião, os peritos e representantes do instituto se fizeram presentes, podendo observar que, a maior parte das agências inspecionadas estavam inaptas e retornarem realizar as perícias médicas dos segurados do Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) pelo INSS.
Posterior à referida circunstância, os peritos informaram a decisão de executarem novas vistorias por conta própria nesta terça e quarta-feira, (15 e 16).
Neste sentido, Francisco Cardoso observou que, “os únicos que podem fazer a inspeção são os médicos peritos federais.
O INSS está invertendo os papéis.
E está flexibilizando as exigências para poder retomar os exames médicos.
O público da perícia é de alto risco nesta pandemia, e as agências vão virar uma bomba-relógio.
Fora isso, estamos mantendo a renovação dos benefícios, sem prejuízo à população”, observou.
Em complemento, os peritos destacaram um problema alguns problemas principais, a falta de ventilação adequada e de equipamentos individuais para a análise clínica dos segurados.
Além disso, declararam que os equipamentos de proteção individual (EPIs) não apontam um prazo de validade, entre demais aspectos problemáticos e preocupantes.
Em nota, tanto a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho quanto o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), informaram que, os representantes da Perícia Médica Federal foram convocados a participar das vistorias, mas, não comparecerem.
Sendo assim, as inspeções realizadas recentemente, foram executadas pelas autoridades competentes da autarquia.
“Destacamos que, nenhum item foi retirado dos normativos.
O que houve foi uma adequação para separar os itens estruturais, necessários para o funcionamento das agências de maneira geral, daqueles fundamentais – conforme protocolo do Ministério da Saúde – para a proteção dos usuários em razão da pandemia da Covid-19.
Esses últimos, sim, impedem a retomada dos atendimentos pela Perícia Médica.
Os demais não impedem a reabertura dos consultórios e serão providenciados pelo INSS o mais rápido possível”, afirmaram.
Por fim, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) declarou que, irá iniciar as vistorias nas salas de atendimento de perícia médica das agências no Rio de Janeiro já nesta quinta-feira, 17.
A intenção é visitar, pelo menos, 14 das 27 agências reabertas em todo o Estado, tendo em vista que, quatro delas se encontra na capital carioca.
A expectativa dentro de um parâmetro geral é para que, até a próxima segunda-feira, 21, todas as 27 agências tenham sido inspecionadas e estejam aptas a retornar às atividades.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Laura Alvarenga
O Bolsa Família, programa social administrado pela Caixa Econômica Federal, segue um calendário específico para…
A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) anunciou, nesta segunda-feira (4), o lançamento dos Editais PGDAU…
Entre 3 e 28 de fevereiro, empresas com 100 ou mais empregados devem informar seus…
Com o primeiro projeto de regulamentação da Reforma Tributária sancionado, o sistema tributário nacional está…
A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou, em novembro, projeto…
O salário-maternidade é um dos mais importantes benefícios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro…