Chamadas

Perícias médicas agendadas pelo INSS estão suspensas

De acordo com informação divulgada hoje pelo Instituo Nacional do Seguro Social (INSS), todas as perícias médicas agendadas para atendimento nos próximos dias estão suspensas.

A suspensão das perícias agendadas se deve a decisão após anúncio da Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANPM) onde os médicos não voltaram aos atendimentos presenciais devido a falta de segurança.

“A Perícia Médica Federal, ligada à Secretária Especial de Previdência e Trabalho, demandou adequações nas salas de perícias das agências do INSS para retornar à atividade presencial”, justificou o INSS em nota. “Destacamos que, o segurado que tinha agendamento para avaliação pericial, deve desconsiderar e proceder com a remarcação pelo Meu INSS e telefone 135.”

Entretanto não foi informado quando as perícias presenciais serão retomadas, entretanto o órgão relatou que a partir desta segunda-feira, 14 de setembro, as inspeções nas agências serão feitas em conjunto a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.

Em entrevista logo pela manhã à GloboNews, Leonardo Rolim, presidente do INSS, afirmou que os segurados não devem ser prejudicados com a suspensão das perícias e que os cidadãos que haviam agendado horário terão prioridade na remarcação da perícia.

Fiquem tranquilos, que nós informaremos quando as perícias estarão disponíveis [novamente]”, prometeu. Quando confirmada, a retomada será anunciada no site covid.inss.gov.br.

Segurados foram informados

O anúncio da Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais ocorreu na última sexta-feira (11). Ainda em comunicado a ANPM relatou que as vistorias realizadas pelas agências do INSS, mostraram que apenas 12 das mais de 800 unidades com serviço de perícia médica no país foram aprovadas. Todas as outras apresentaram pelo menos uma “grave inconsistência” que impede o retorno da categoria a partir de hoje.

De acordo com o INSS, todos os segurados com horário marcado foram avisados de que não haveria perícia médica nos próximos dias, onde será necessário reagendar uma consulta. Os cidadãos foram notificados via SMS (mensagem de texto) e também por e-mail.

Com informações UOL, adaptado por Jornal Contábil

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

37 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

13 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago