O bem-estar do colaborador tem sido um assunto bastante discutido nos debates de recursos humanos e gestão de pessoas. De acordo com o Relatório Mundial da Felicidade, realizado pela Gallup, empresa de pesquisas, e a Organização das Nações Unidas (ONU), em março de 2019, o Brasil caiu 16 posições no ranking da felicidade, entre 2015 e 2019, ocupando a 32ª posição, de 156 países. O levantamento mostrou, ainda, que o país foi colocado como o pior da América Latina na categoria “efeitos negativos”, que avaliam sentimentos como tristeza, preocupação e raiva, ficando em 105º na classificação mundial.
A felicidade é imprescindível para a qualidade de vida do qualquer indivíduo e no ambiente de trabalho é fundamental para a produtividade e engajamento. O CEO da Passadori Educação, Liderança e Negociação, Reinaldo Passadori, explica que o local de trabalho é o lugar onde passamos a maior parte do tempo, por isso, deve ser um ambiente onde os colaboradores sintam-se à vontade. “Locais desorganizados, com muito barulho ou mal estruturados comprometem o bem-estar do colaborador o que, consequentemente, reflete na produtividade. A estrutura da organização, a forma de se relacionar com colegas de trabalho e a relação entre gestor e equipe influenciam, diretamente, no rendimento da empresa”, completa.
Entre os fatores que são determinantes para aumentar a satisfação dos colaboradores, estão as relações interpessoais, a organização do ambiente e o reconhecimento. “As empresas devem incentivar, sempre, a troca de informação e respeito entre os colegas, tendo em vista que o bom relacionamento no ambiente corporativo promove clima agradável, permitindo que o profissional tenha prazer de estar ali e realize as tarefas propostas da melhor maneira”, afirma.
O especialista comenta, ainda, que o reconhecimento é um dos principais motivos para o aumento no engajamento dos colaboradores. “Todos nós precisamos de objetivos, pessoais e profissionais, que nos estimulem diariamente. Por isso, ter o seu trabalho reconhecido, por meio de feedbacks, e recompensado, seja com promoções ou benefícios, faz com que o profissional sinta-se valorizado pela organização e aumente, também, a sua autoestima. É importante que os líderes e gestores saibam motivar sua equipe, para que se tornem profissionais engajados e satisfeitos”, finaliza Passadori.
Sobre a Passadori Comunicação, Liderança e NegociaçãoHá 34 anos, a Passadori Educação, Liderança e Negociação prepara profissionais para se destacarem no mercado de trabalho por meio de treinamentos de alta performance, ministrados nas áreas da comunicação, liderança, desenvolvimento organizacional e relacionamento com o cliente. Unindo tradição e inovação, em sua trajetória, já capacitou mais de 100 mil profissionais e desenvolveu mais de 500 projetos para as maiores empresas do Brasil. Além dos treinamentos, a Passadori oferece orientação profissional por meio de sessões de coaching e realização de palestras com Reinaldo Passadori, um dos maiores especialistas do Brasil nesse segmento.
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…